quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Búzios recebe “Crianças na Arca de Noé” no fim de semana das crianças



Segue até e o domingo, dia 13 de outubro, o evento “Crianças na Arca de Noé” que, além de fazer parte da programação municipal pelo Dias das Crianças, faz uma homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta Vinicius de Moraes, celebrado no dia 19 de outubro. A festa será realizada no campo da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB) e contará com atividades variadas, diariamente, das 9h às 18h.

A programação começou agitar o público infantil com oficinas, biblioteca móvel, contação de histórias e apresentações teatrais desde quinta-feira (10), sempre a partir das 10h, a Bibliosesc abre o dia de atividades. Com um acervo de mais de três mil livros, a biblioteca móvel estará disponível para consulta às obras, mas também ofertará livros aos presentes, com a realização de sorteios. No mesmo dia, das 9h às 16h, haverá Oficina Dedo de Prosa, que ensinará a confecção de bonecos de dedoches, com reaproveitamento de resíduos urbanos, seguida pela apresentação de “Histórias Confabuladas”, do Grupo Confabulando, que levará ao público diversas histórias populares famosas. A apresentação será em três horários: 10h , 11h e 15h.

Nesta sexta-feira (11), além da Bibliosesc, das 10h às 16h, a programação inclui Oficina de Porta Recado, a partir das 9h, que utiliza materiais reaproveitados na criação dos produtos, e o espetáculo Bobos da Corte, com grupo Showcante que Encante, às 10h, 11h e 15h, que promete encantar os públicos infantil e adulto com histórias cantadas e contadas evidenciando sempre a tradicional figura do repentista ou trovador. A apresentação terá música ao vivo e instrumentos típicos e objetiva mostrar a magia da cultura folclórica/mitológica, com personagens que incluem reis, rainhas, princesas, piratas e seres de lendas africanas e indígenas.

Para finalizar a programação do dia 11, às 17h, será apresentada a peça “A fada Azul e a Arca de Noé”. Voltada para crianças dos seis meses aos seis anos e com músicas de Vinícius de Moraes, a montagem traz à cena uma visão lúdica da história bíblica de Noé, contada pela Fada Azul e suas auxiliares, a  Fada Rosa e a Fada Verde. No cenário que remete ao mar, as fadinhas se transformam nos casais de bichos que estão no grande barco, e daí em diante cantam ao vivo e dançam as canções compostas por Vinicius de Moraes nos anos 80 para o cd A Arca de Noé, e que ficaram imortalizadas em vozes como a de Fagner (O Leão),  Marina Lima (O Gato) e MPB- 4 (O Pato).

                No Dia das Crianças, dia 12 de outubro, a primeira atração do evento é a Oficina de Confecção de Brinquedos, a partir das 9h, com o grupo Artemanhas Eventos, seguida pelo “Diversificando Escuta Só”, apresentação do grupo de contadores de histórias Escuta Só que já atua no ramo há quatorze anos. O espetáculo, que tem estimativa de durar 1h, engloba apresentações lúdicas de narrações famosas como “A primavera da lagarta”, de Ruth Rocha, “Rumpelstiltskin”, dos irmãos Grimm e “A festa no céu”. No mesmo dia, os presentes poderão assistir a uma nova apresentação de “A Fada Azul e A Arca de Noé”, a partir das 17h, e desfrutar da Bibliosesc.

            Já no dia 13, domingo e último dia de festa, além da Bibliosesc, das 10h às 12h, haverá Oficina de Confecção de Bonecas, com o grupo Mileartes (9h às 12h), e o espetáculo “Como contam os índios: histórias para contar e cantar”, às 9h, às 10h30 e às 12h, que apresenta várias histórias que tratam do surgimento e transformação dos homens e dos bichos na natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário