Um grupo de 55 estudantes universitários da Noruega está em Cabo Frio, em busca de mais aprendizado sobre os esportes, principalmente os de praia. Entre as belezas naturais e receptividade da população, um dos fatores que os encanta é a grande diferença na temperatura.
Os alunos dos cursos de Educação Física e Nutrição são de uma universidade pública do país nórdico, a Active Education Sports College, instituição de ensino superior que trabalha em conjunto com a universidade "Høgskolen i Hedmark" e realiza estudos na área de Educação Física em algumas cidades do mundo, dentre as quais, Bali, na Indonésia; Miami, nos EUA; Chamonix, na França; e em Cabo Frio. O objetivo desses cursos em outros países é fazer com que os alunos tenham experiências diferentes, que conheçam novas culturas e novos esportes. Em Cabo Frio, o projeto é desenvolvido com jovens entre 18 e 24 anos desde setembro 2006.
O Active Education Sports College mantém convênio acadêmico cultural com o campus Cabo Frio da Universidade Veiga de Almeida. Os alunos noruegueses vêm ao Brasil para cursar o primeiro semestre do bacharelado em Educação Física, e na grade curricular, assistem às aulas de primeiros socorros, vôlei de praia, handebol e português. Além disso, têm aulas de capoeira, jiu-jítsu, surfe, dança e mergulho.
A diretora do Active Education Sports College, Tajana Nascimento, defende a importância desse projeto para a divulgação da cidade na Noruega.
- No período em que os estudantes estão em solo cabofriense, recebem familiares e amigos que, além de visitá-los, fazem programação turística na cidade e retornam ao país de origem promovendo o destino Cabo Frio.
Segundo a diretora, os estudantes destacam que é um privilégio poder aprender sobre os esportes de praia em um lugar com tantas belezas naturais.
- A experiência em Cabo Frio é única para esses jovens porque muitos estão longe de casa pela primeira vez. As boas lembranças contribuem para que retornem a Cabo Frio como turistas para reverem pessoas e passearem sem o compromisso das aulas - informou Tajana Nascimento, ressaltando o por que da escolha de Cabo Frio:
- Pelas características naturais e geográficas. Por ser uma cidade com muitas possibilidades de práticas de esportes ao ar livre, o maior interesse deles. Por ainda ser considerada uma cidade segura. Não temos problemas com a segurança dos alunos noruegueses. A cidade é hospitaleira, todos recebem bem os estudantes, e dão a eles uma atenção especial. Em seus horários livres, os estudantes aproveitam para curtir a noite de Cabo Frio e das cidades vizinhas e no mês de outubro, quando tem uma semana de férias, conhecem outras cidades do Brasil, como a Amazônia, Regiões da Costa Verde, Bonito, entre outros lugares.
A Secretaria de Turismo fez as honras da casa e recepcionou os alunos entregando um kit com as principais informações que facilitarão a estadia na cidade.
- Serão três meses que os noruegueses utilizarão nossos equipamentos hoteleiros, nossos serviços de alimentação, de comunicação entre outros e se tornam grandes promotores do destino – informou a turismóloga da Sectur, Luane Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário