terça-feira, 3 de setembro de 2013

Feira de Ciências começa nesta terça-feira em Iguaba Grande


Começa nesta terça-feira, 3 de setembro, e vai até a quinta-feira, a feira de Ciências de Iguaba Grande. A abertura será às 9h, e as atividades serão apresentadas na Praça Edila Pinheiro, no Centro. De acordo com o secretário de Educação de Iguaba, Enildo José Pereira dos Santos, 12 escolas da rede municipal vão participar, além da visita de outras escolas particulares e estaduais, inclusive de municípios vizinhos. O público terá acesso a tendas de exposições dos trabalhos das escolas e a Caravana trará ainda um planetário, experiências, mini oficinas e uma exposição interativa, também expostas nas tendas”.

Sobre a Caravana da ciência - A caravana da ciência é um centro de ciência itinerante que percorre os municípios do Rio de Janeiro e tem como objetivo despertar na população, especialmente no público escolar, a vocação para a ciência, levando conhecimento às cidades mais afastadas dos grandes centros. Sua estrutura física é composta por uma carreta especialmente adaptada (com uma porta palco) com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos.

A visitação, além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. Suas atividades são compostas pela exposição de experimentos, explicados por monitores, sessões de planetário, sessões de sala escura e apresentação de bancada de física.

Os projetos apresentados nesta feira serão enviados para a Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro. Durante o evento, serão escolhidos cinco projetos do município de Iguaba. Os trabalhos inscritos são avaliados e selecionados por uma comissão formada por professores e pesquisadores. Os melhores trabalhos das feiras afiliadas também participam da mostra final.

No início deste mês, o município recebeu o projeto Ciência Móvel, da Fundação Oswaldo Cruz, que recebeu um público de cerca de 6450 pessoas, entre alunos de todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Iguaba e de municípios vizinhos, além da população. O projeto, que contou com uma série de atividades interativas durante quatro dias, também aproxima a ciência e a tecnologia das cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário