Desde o dia 1º de agosto, as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e Pesca da Prefeitura de Iguaba Grande com o apoio da Polícia Militar têm atuado de forma intensa alertando a população e aos pescadores sobre o período do defeso e a proibição da pesca na Laguna de Araruama em toda sua extensão até o dia 31 de outubro.
Na última quinta-feira, dia 01, a prefeita de Iguaba, Grasiella Magalhães participou do lançamento do início do defeso que aconteceu no município de São Pedro da Aldeia com a presença do prefeito Cláudio Chumbinho, e o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Iguaba, Paulo Sérgio da Cunha Augusto, “dois grupos dividem os trabalhos com a fiscalização sendo que, um é feito em terra com os pescadores da orla, e outro embarcado para orientar e fiscalizar a pesca em geral”.
Nas equipes atuam dois fiscais concursados do meio ambiente, um piloto, um coordenador de fiscalização e seis guardas ambientais.
Os principais pontos de desembarque do pescado do município são feitos nas praias da Salga (próximo à patrulha rodoviária), do Popeye e no túnel Vila Branca. Em toda a cidade foram colocadas 24 placas orientando a todos sobre o período do defeso.
“Os pescadores devidamente cadastrados na Colônia de Pesca Z29 e na Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca poderão se regularizar até o final do defeso. Serão três parcelas de um salário mínimo, onde os pescadores já cadastrados receberão a primeira em 31/08”, explicou o secretário da pasta, Éverton Lessa.
“Agradecemos aos pescadores e a população de Iguaba que vem respeitando esse período do defeso, o que futuramente irá trazer benefícios para todos”, finalizou o secretário Paulo Sérgio.
Na cidade, aproximadamente cinquenta pescadores estão com a situação regularizada para receber o seguro. Quem ainda não se cadastrou pode procurar a Colônia Z29 e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca até o final do defeso.
Os telefones para mais informações são o (22) 2624 3275, ramal 221, ou (22) 2624 4524.
Nenhum comentário:
Postar um comentário