O Cineclube Henfil de Maricá abre as portas para Alfred Hitchcock. No mês de agosto serão exibidos quatro sucessos do autor – considerado o grande mestre do suspense no cinema. As sessões gratuitas acontecem às quartas-feiras, a partir das 19h, na Casa de Cultura, no Centro. Antes de cada sessão, haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do início do filme. O projeto, da secretaria municipal de Cultura, homenageia todo mês um grande autor do cinema mundial.
O filme “Os Pássaros” (longa metragem de 1963 com 119 minutos de duração) será a primeira obra de Hitchcock exibida na série. A história é sobre a jovem Melanie Daniels (Tippi Hedren), que mora em San Francisco, e vai se encontrar com o namorado Mitch Brenner (Rod Taylor) na isolada cidade de Bodega Bay, na Califórnia. Lá, pássaros de várias espécies começam a atacar a população. Em 1964, o filme teve uma indicação para o Oscar na categoria “melhores efeitos especiais”. No mesmo ano, Tippi Hedren ganhou o Globo de Ouro (EUA) de melhor atriz por sua atuação na obra.
Hitchcock participa de algumas cenas em seus filmes. Em “Os Pássaros”, por exemplo, a famosa aparição acontece no início do filme, quando ele sai de uma loja de animais com alguns cães enquanto Melanie entra no local. Outra curiosidade é que o filme não possui quase nenhuma música ou trilha sonora. Somente em três momentos há presença de efeitos sonoros: o primeiro, na casa de Mitch Brenner, quando Melanie toca piano enquanto conversa com Cathy (Veronica Cartwright). O segundo numa sequência em que crianças cantam enquanto Melanie espera do lado de fora, sem reparar nos pássaros se aglomerando. A última ocorre já no final do filme, quando Mitch liga o rádio do carro.
Mestre do suspense
Ainda serão exibidos em agosto os fimes “A Dama Oculta” (14/08), “Janela Indiscreta” (21/08) e o maior clássico de sua carreira – “Psicose” (28/08). O inglês Hitchcoch dirigiu mais de 50 filmes em uma carreira de seis décadas e se tornou um ícone cultural. Ele morreu em casa, aos 81 anos, na cidade de Los Angeles.
A Casa de Cultura fica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário