terça-feira, 27 de agosto de 2013

Estado afasta os médicos fantasmas de hospital em Araruama

Medidas judiciais tentarão ressarcir dinheiro público 
gasto com os plantões médicos que não foram cumpridos

Ana Lúcia de Oliveira


Hospital recebe pacientes de 11 municípios/ Divulgação
Na semana em que vários médicos estrangeiros chegaram ao Brasil, para atuar na rede pública de saúde, causando polêmica entre o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Medicina, vários médicos do Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, foram flagrados sem trabalhar. E o pior: recebendo R$ 5,5 mil por cada plantão de 24h que eles não cumprem há meses, quem sabe até anos. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes garantiu na manhã desta terça-feira, que todos os médicos citados na reportagem do SBT, que flagrou a fraude, foram afastados das funções e uma sindicância foi instaurada na unidade. Além disso, ele adiantou que o Estado vai entrar na Justiça para tentar reaver o dinheiro pago pelos plantões não cumpridos. 

A reportagem flagrou vários médicos assinando ponto, na divisão de RH do hospital e, indo embora em seguida. Alguns deles, de acordo com o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde, chegam a trabalhar mais de 100 horas semanais, em hospitais públicos. É o caso do cirurgião Benevenuto de Mesquita Soares, que assinava ponto em Araruama, mas atendia numa clínica particular em Bacaxá. 


Cortes garante afastamento de médicos
Enquanto o vai e vem de médicos acontece, várias pessoas esperam por atendimento durante horas, nas salas de espera do hospital. Entre os médicos que batiam ponto, mas não trabalhavam, estão Luiza Quintanilha Barbosa, Hélio Rolim, Leonardo de Moura Ferreira e José Gomes de Carvalho. 

O absurdo é tanto, que os médicos chegam a estacionar o carro na calçada, em frente ao hospital, para descer, assinar o ponto e ir embora, o mais rápido possível. O secretário Sérgio Cortes disse que a situação é inadmissível.

"Não é admissível que um funcionário, que assinou um contrato, e assumiu o compromisso de dar um plantão médico, não cumpra o acordado, ainda mais, deixando de atender pacientes na unidade de saúde que ele deve trabalhar. Todas as medidas necessárias serão tomadas para mudar essa situação", garantiu Sérgio Cortes. 

O Hospital Estadual Roberto Chabo é referência na Região dos Lagos e atende a 11 municípios, totalizando 770 mil habitantes. Não é incomum as transferências de pacientes em estado grave para este hospital, provenientes de várias cidades, inclusive de Cabo Frio.

8 comentários:

  1. UMA VERGONHA, CADA DIA ME DECEPCIONO MAIS COM ESSA CAMBADA DE SAFADOS, CADÊ O JURAMENTO DESSES FILHOS DA PQP?

    ResponderExcluir
  2. sera que o chefe deste esquema será exonerado tambem

    ResponderExcluir
  3. isso é uma total falta de vergonha na cara são pessoas que fizeram um juramento, são estudadas e esclarecidas. Isso é desonesto, vergonhoso. A cidade deveria colocar a foto destes médicos em praça pública e eles deveriam ser afastados do conselho de medicina e nunca mais poderem exercer a função

    ResponderExcluir
  4. Tem que trazer os médicos cubanos para trabalharem em Araruama.

    Pelo menos eles iriam trabalhar

    ResponderExcluir
  5. Você só não explicou quais dos denunciados cumpre regime de sobreaviso, ou seja, são especialistas que ficam à disposição do hospital sempre que são chamados, o que é legal e racional, pois não existem milhares de cirurgiões e especialistas que possam ficar parados em off.Agora,se de fato existirem clinicos gerais que não cumprem seu plantão,isso é crime.

    ResponderExcluir
  6. Só espero que as medidas cabíveis sejam mesmo aplicadas, e não fiquem apenas em palavras.Temos que melhorar este desrespeito à população.

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que a diretoria do hospital tinha ciencia,e que eles atendia esporadicamente os pacientes, como cirurgia que e era feita so um dia na semana, a culpa e so deles ou e tbm do governo que tornou os medicos um artigo de luxo?

    ResponderExcluir
  8. Não existe nenhuma obrigação na CLT ou em Regime Jurídico de Servidores que determine alguém a bater o ponto e ir para casa ficar de sobreaviso. Não tem sentido isto. Seria suficiente comunicar o profissional por telefone que estaria de sobreaviso ou agendar isso previamente.

    ResponderExcluir