segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Comissão de Saneamento da ALERJ visita Cabo Frio e Búzios

Foto: Primeira Hora


A deputada Estadual Aspásia Camargo, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental, esteve na Região dos Lagos na última e visitou a Estação de Tratamento Jardim Esperança, em Cabo Frio e Rio Una em Búzios.

A deputada defendeu a importância da criação de uma comissão técnica para fazer estudos sobre as condições atuais do tratamento de esgoto e como os recursos destinados pelo Estado.

Aspásia acredita que atitudes positivas poderão resultar num redução da quantidade de coliformes fecais por cada 100 ml de esgoto, após o tratamento. Surpresa com o que viu a deputada afirmou ser importante saber dados ‘verdadeiros sobre a situação do esgoto da cidade’. E afirmou; - Eficiência do serviço dá para ser medida, e a meta é a verdade - disse ela.

O grupo seguiu para o canal da Malhada, que converge com o Rio Una e registraram uma grande quantidade de espuma proveniente de efluentes de esgoto que ali são despejados pela Prolagos, cena que deixou a deputada impressionada com a situação. 

O terceiro local que visitaram foi a Estação de Tratamento de São José, onde o presidente da Prolagos e os engenheiros químicos da empresa explicaram as etapas e os tipos de tratamento de esgoto realizados em Búzios. Carlos Roma mencionou também sobre os recursos que serão votados pela FECAM para serem aplicados no Estado do Rio de Janeiro. Se aprovado, serão aplicados 15% dos recursos na estação de Búzios e 15% na estação do Jardim Esperança dos 55 milhões previstos, com a possibilidade de criar um sistema terciário de transposição para o Rio Una. Durante  a conversa, Leandro Pereira lembrou que o problema do Jardim Esperança é anterior ao contrato de concessão da Prolagos. 

Finalizando a visita Aspásia foi à Lagoa de Geribá verificar as condições locais e as possíveis causas das recentes ondas de mortandade de peixes. De acordo com Leandro Pereira, as reivindicações de redirecionamento dos efluentes de duas ETEs que antes vinham sendo despejadas na Lagoa de Araruama, para o foz do rio Una, parecem estarem surtindo efeito. O vereador espera que as discussões a respeito da correta e imediata aplicação de verbas estaduais para o saneamento da região prossigam, e que obras sejam em breve iniciadas. Enquanto isso segue o despejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário