quinta-feira, 4 de julho de 2013

Duna Preta na Praia do Forte recebe "Faxina Geral" da Comsercaf

Fotos: Walmor Freitas

Um dos mais belos cartões postais de Cabo Frio, A Duna Preta, no canto da Praia do Forte  está sendo devolvida à natureza. Durante quatro dias, equipes da Comsercaf fazem a limpeza geral dos mais de dez mil metros quadrados da área mais nobre da praia. O local é considerado único pela diversidade natural entre vegetação e mistura e tons de areias em cores claras e escuras.
 
Na operação “Faxina Geral”, realizada pela Comsercaf, os operários encontraram na Duna Preta todo o tipo de lixo e degradação do ambiente que vai de latas de bebidas, garrafas pet, sacos plásticos, ferros, pedaços de pneus e até restos de calçados e roupas.  Muitos galhos queimados  indicam que foram feitas fogueiras no local, colocando em risco toda a vegetação nativa da área natural que corresponde mais do que um campo de futebol.

- A Duna Preta ficou muito tempo abandonada nos últimos anos, a cerca de proteção foi arrombada e o local serviu até de banheiro. Um absurdo, mas agora vamos devolver a Duna Preta à natureza – disse Toninho Corrêa, presidente da Comsercaf, empresa responsável pela limpeza e recolhimento do lixo na cidade.

Na operação de limpeza da duna, operários da Comsercaf foram orientados por técnicos e biólogos da secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio.

O trabalho dos operários incluiu a utilização de seis máquinas roçadeiras, dezenas de enxadas, pás, tesouras industriais e até facões para os cortes de galhos. Além dos equipamentos, 55 operários participaram da limpeza geral. Técnicos, biólogos e engenheiros participaram do planejamento da operação Duna Preta.

- Todo trabalho é muito cuidadoso para preservar as espécies nativas que estavam sufocadas pelo mato e a sujeira – disse o biólogo Jailton Dias Nogueira, subsecretário de Meio Ambiente de Cabo Frio.

Na limpeza, os operadores de roçadeiras primeiro identificam o mato que pode ser retirado para preservar as espécies nativas.  Já foram identificas bromélias, cactus, aroeira, sapotiaba, pitangueira e outras pequenas árvores frutíferas.

Segundo o presidente da Comsercaf, Toninho Corrêa, depois da “faxina geral” na Duna Preta, a programação prevê limpeza de manutenção mensalmente com a área devidamente cercada e com placas de sinalização sobre a importância da área natural.

- Teremos agentes fiscalizadores que vão monitorar toda a Duna Preta assim como em outras áreas de preservação em Cabo Frio – disse Toninho Corrêa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário