terça-feira, 9 de julho de 2013

Bairro Jacaré, em Cabo Frio, recebe mutirão contra a dengue até sexta-feira



Até sexta-feira, 12 de julho, a secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, através do departamento de Vigilância em Saúde, realiza um mutirão contra a dengue no bairro Jacaré. Agentes de saúde estão percorrendo o bairro, fazendo a distribuição de panfletos informativos e verificando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Nesta quarta-feira, 10 de julho, será realizada uma grande mobilização no bairro, com a instalação de uma tenda na Praça do Pomar, próximo ao Posto de Saúde, onde serão oferecidos diversos serviços para chamar a atenção da população para o combate à doença.

O evento será realizado em parceria com o ESF – Estratégia Saúde da Família – do Jacaré, Associação de Moradores e Subprefeitura do bairro. Das 8h às 13h, os moradores do bairro poderão fazer a aferição da pressão arterial e o teste de glicose no sangue. Agentes de saúde também estarão fazendo a distribuição de preservativos e panfletos informativos sobre como prevenir e combater a dengue.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros, as ações de combate a dengue são realizadas diariamente. Mensalmente, o departamento, também monitora o índice de infestação em todos os bairros para manter o município livre de epidemia de dengue. Na última medição, foi registrado um crescimento no índice do bairro Jacaré, que chegou a 3,3%, quando que o ideal é que este índice seja inferior a 1%. O índice é medido de acordo com os focos localizados pelas equipes da Vigilância Ambiental que percorrem os bairros vistoriando as residências, identificando e eliminando os possíveis focos do mosquito.

- A população também precisa se responsabilizar no combate a dengue fazendo a sua parte, limpando cisternas e não deixando água limpa parada. É um trabalho constante, e nessas ações educativas, conseguimos envolver a comunidade para nos ajudar a combater a dengue, disse Edilane.

Segundo boletim da secretaria Estadual de Saúde, Cabo Frio está fora da estatística das cidades com epidemia de dengue desde maio. O critério para avaliar o estado das cidades está baseado no registro de mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Em junho, foram registrados 116 casos de dengue em todo o município.

Um comentário:

  1. Até agora não foram na minha casa e nem deixaram panfleto nenhum...

    ResponderExcluir