segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aberta a pré-inscrição da Conferência Intermunicipal preparatória para o CONAE 2014



A pré-inscrição da Conferência Intermunicipal preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2014 já está disponível no site http://www.conaerj.com.br/. O período da pré-inscrição será de 08 a 12 de julho para todos os municípios do polo 12, do qual Cabo Frio também faz parte. Para preencher o cadastro os participantes deverão selecionar o município em que moram e ter em mãos seus dados pessoais. Será necessário também escolher, pelo menos, um dos sete eixos temáticos disponíveis.

É muito importante que representantes dos diversos segmentos da sociedade participem de mais essa etapa da CONAE. A Conferência Intermunicipal será realizada no município de Araruama entre os dias 09 e 10 de agosto, na Universidade Cândido Mendes, que fica na Rodovia RJ 124, s/n, Km 34, no bairro Itatiquara.

Vale reforçar ainda que os inscritos devem fazer, antecipadamente, a leitura do Regimento Interno da CONAE 2014 e dos eixos escolhidos para que possam ter uma participação efetiva no debate. Os textos estão disponíveis no site conae2014.mec.gov.br.

A Conferência Intermunicipal é um evento aberto e de mobilização social que tem por objetivo fomentar o debate democrático da Educação Nacional, propiciando um espaço de informação e integração entre os diversos segmentos da sociedade. Durante o evento, cada município deverá apresentar propostas com base no Documento Referência, disponível no site da CONAE.

Cabo Frio realizou todas as etapas necessárias e as escolas municipais participaram ativamente desse processo, realizando eventos para mobilização de toda a comunidade escolar. A Secretaria Municipal de Educação (SEME) também fez sua parte dentro da própria Secretaria, fomentando o debate entre os departamentos e avaliando as políticas públicas previstas no Plano Municipal de Educação cabo-friense e ainda realizou o Fórum Municipal Preparatório, com a presença de representantes das escolas municipais, comunidade escolar, equipe técnico-pedagógica da SEME, entidades sindicais, Conselhos Municipais, entre outros.
  
          A Conferência Nacional de Educação 2014 será em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014, com o temaO PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. A Conferência Nacional é um espaço democrático, aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Convocada pela Portaria n.º 1.410, de 03 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 apresentará um conjunto de propostas que irão contribuir para a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário