quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ondas do Peró apresenta oficina na PUC Rio hoje




Ondas do Peró se apresentará na XIX SMA nesta quarta-feira , Dia Mundial do Meio Ambiante, das 13h30 às 14h no Auditório Padre Anchieta, na PUC. A oficina tem como tema o desenvolvimento de um conceito de embalagem contendo um padrão de 1/3 do espaço com informações sobre o material da embalagem, descarte correto, reciclagem e o meio ambiente. Vagas para 50 pessoas.

Para dúvidas e inscrições sobre a oficina, enviar e-mail paraf.daquino@ibest.com.br com o assunto " Lixo no Lixo"

Breve, o Ondas do Peró será transformado OSCIP para ter maior abrangência e organização, ganhando assim ainda mais seguidores para causa. Serão formadas câmaras temáticas nas áreas de meio ambiente, educação, Direito ambiental, divulgação, etc. 
Uma iniciativa que começou com um pequeno grupo de surfistas e ambientalistas de Cabo Frio e que em um ano já possui mais de cinco mil seguidores será um dos principais destaques da XIX Semana de Meio Ambiente da PUC, no Rio. A experiência de voluntariado que deu certo em Cabo Frio será apresentada dia 5 (Dia Nacional do Meio Ambiente) a ambientalistas, técnicos da área de meio ambiente e aos estudantes da PUC, no Rio.

Ondas do Peró surgiu em Maio de 2012 por iniciativa de Marcelo Valente, um surfista que havia se mudado recentemente para o Peró, em Cabo Frio, e se apaixonou pelo local, que integra o Parque Estadual da Costa do Sol. Lá ele fundou o movimento Ondas do Peró e uniu ao grupo que já formava outro movimento: Amigos do Peró:
-- Os dois movimentos têm o mesmo objetivo: preservar a biodiversidade doPeró e da Praia das Conchas, praias da Região dos Lagos que têm índice zero de poluição e muita coisa para ser preservada. Nosso partido é o meio ambiente. São movimentos totalmente apolíticos – afirmou Valente.

Através das mídias sociais, o movimento começou a ganhar corpo e um bom espaço no site Rico Surf, um dos mais acessados do país. Diariamente, pela manhã e à tarde, tudo que acontece no Peró vai para o site com imagens atuais.

Com o tempo, moradores locais, comerciantes e veranistas aderiram ao movimento e começaram a apoiar a causa ambiental. Centenas de pessoas de todas as idades participaram das campanhas de limpeza promovidas peloOndas nas praias do Peró e Conchas:
-- Foi uma experiência inesquecível participar da campanha juntamente com pessoas do bem que estavam ali sem ganhar nada, apenas a satisfação de zelar pela natureza – disse a professora Amanda Patrão.
As ações do Ondas do Peró chamaram a atenção de ambientalistas e educadores da capital que agoram querem apoiar a conhecer melhor o trabalho desenvolvido no Peró:
-- É muito importante participar de um evento como a XIX SMA. Vamos divulgar a iniciativa e conscientizar a sociedade sobre os problemas ecológicos que ainda põem aquele paraíso em risco. Também queremos alertar – disse Marcelo Valente.
Além da parceria com os Amigos do Peró, o Ondas do Peró atua em iniciativas como o Dia da Limpeza e já possui novos projetos a caminho como o Brigada de Jovens Amigos do Peró, um trabalho com crianças e adolescentes que estão tendo aulas de conscientização ambiental. O Ondasdo Peró é aberto a todos aqueles que amam a natureza e se preocupam em preservá-la.
-- O que importa aqui é trabalhar em união para um interesse comum – afirma Fábio Augusto, um executivo de uma grande multinacional alemã que levou para o Peró seu projeto de incentivo a reciclagem de embalagens que já está sendo adotado pela indústria de refrigerantes.
Presidente da ONG Aves & Cia, Paula Maia é natural e veranista no Peró. Ele aderiu ao movimento:
-- As ações do Ondas do Peró deveriam ser levadas a outras praias e áreas de preservação do nosso estado. A força da sociedade é fundamental para estimular as autoridades a preservar o meio ambiente. A região do Peró tem uma biodiversidade fantástica que precisa de proteção permanente  -- defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário