Um grupo de 50 remadores participará de uma visita a Casimiro de Abreu em forma de aventura: descobrir do velho Rio São João em cima de pranchas de Stand Up Paddle (SUP). O evento será no sábado (8), e tem apoio da Prefeitura através das secretarias de Turismo e Eventos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Esporte e Lazer e de Segurança Pública e Defesa Civil, além de empresas privadas.
Os participantes sairão do Rio de Janeiro e Niterói e chegarão a Casimiro de Abreu às 8h30 para um café da manhã. A concentração será na praça Feliciano Sodré. A organização do evento é do empresário Danilo Poyares Nolasco. “Será algo muito especial, onde remaremos por aproximadamente 30 quilômetros rio abaixo, em direção à foz, no distrito de Barra de São João. “explicou.
A Secretaria de Meio Ambiente vai auxiliar os participantes a chegarem ao local de partida da expedição. “Estaremos disponibilizando transporte para todos, além de suas pranchas enormes, do momento de entrada no Rio São João, de onde seguiremos até a entrada do Velho Rio São João. A partir daí é só curtir o espetáculo da natureza”, revelou o secretário Maurício Porto.
O evento contará também com o apoio de caiaques e lanchas para garantir que a travessia permita o descanso de algum participante, caso seja necessário. Depois de remarem por 25 quilômetros no Rio Velho, os participantes chegarão à Prainha, em Barra de São João. Após a travessia, os participantes voltarão de ônibus para a sede de Casimiro de Abreu. Na Praça Feliciano Sodré, centro da cidade, acontecerá o sorteio de vários brindes.
— É um momento ímpar para o turismo em Casimiro de Abreu. com suas riquezas naturais. Iniciativas empresariais também atraem turistas para cá. Vamos propor novos eventos e competições com duração de até três dias. Isto movimentará todo o setor produtivo — comentou o secretário de Turismo, Oscar Pires Junior.
MODALIDADE - O Stand Up Paddle Surf (SUP) é um esporte de origem havaiana que está se popularizando em todo mundo. No início de 1960, os Beach Boys (garotos da praia) de Waikiki, no estado americano do Havaí, ficavam em pé sobre suas longas pranchas, remando com pás para tirar fotos dos turistas aprendendo a surfar. É uma forma antiga de surfe, e ressurgiu por conta dos instrutores que precisam de visibilidade diante de grandes grupos de alunos.
Quase acaba mal a travessia, falta de planejamento e infraestrutura foram os motivos, graças ao Walter do Ana Lee todos foram resgatados. Saindo da poluição que se encontra na altura do município de Casimiro o passeio é lindo, a partir daí o rio é limpo e muito extenso com forte corrente na cheia de maré e vento contra que não foi prevista pela organização.
ResponderExcluirIbama, vamos fiscalizar mais este rio, pois a poluição está acabando com uma riqueza do município que poderia ser explorada melhor.