quinta-feira, 23 de maio de 2013

Boca Miúda: notas políticas sobre a Região dos Lagos





Saudade?
Estava morrendo de saudades de postar alguns comentários da política. Até porque, quem guarda segredo é cofre. Sendo assim...


I Round                                                              

O ex-secretário Carlos Victor (irmão do ex-prefeito Marquinho) fez duras críticas ao atual governo e cobrou o Portal da Transparência. Deu repercussão. Bateu forte, mas acabou levando de volta rapidamente, naquele estilo que os comentaristas de política adoram. 
Alair Corrêa, todos sabem (ou deveriam saber), usa  seu facebook para mandar recados diretos. Não mudou o estilo e retribuiu a gentileza aos Mendes
Veja um trecho:
"não consegui conter meu riso por algum tempo (após ler comentário de Vivique*), considerando que quem pedia transparência era exatamente um membro da família Mendes, talvez, o que mais chocou nossa sociedade devido aos erros que cometeram ao longo dos 8 anos em que estiveram com as chaves do cofre da PMCF nas mãos. Surpreso porque os caras jogaram 4 BILHÕES do nosso povo fora, porque irresponsavelmente ou propositalmente enriqueceram os seus amigos". https://www.facebook.com/alaircorrea?fref=ts.
Pelo jeito, Vivique irritou mesmo. A postagem é enorme.






Segundo round

Os Mendes
Bastante tempo sem falar com ex-prefeito Marquinho Mendes, resolvi ligar. Inicialmente foi frustrante. Disse não ter nada de novo para contar. (Como assim?) Mas diante da insistência, acabou alfinetando ainda mais essa situação. "Estou aguardando o Portal da Transparência para poder falar em cima de dados desse governo totalmente obscuro. Em cinco meses, não sabemos ainda quanto gastou com shows, com a obra da praia do Forte. Um governo que não deixa a população participar" - criticou. Pensei comigo: será um mantra? 
Disse ainda que é candidatíssimo a deputado. Só não sabe se federal, estadual e nem por qual partido. Ou seja, sabe que vai. Só não sabe para onde nem com que roupa.





Bateu, levou também.

Os Corrêas
Outro que também devolve na hora é Toninho Corrêa, presidente da COMSERCAF
Quando ele soube das críticas de Marquinho e Carlos Victor disparou: "Acho engraçado essa gente cobrar tanto em cinco meses se não fizeram nada em oito anos. Um grupo de médicos que dominou a cidade e deixou a saúde péssima montando um esquema escandaloso de desvio que favorecia os particulares, tanto é assim, que tudo está falindo. Mas nenhum desses médicos foi capaz de criar uma UTI pediátrica. Criança quando precisa fazer operação vai para Araruama. O Hospital da Criança é enfermaria de luxo. Enquanto isso, só pensavam em enriquecer e encaminhando tudo para saúde privada" - disparou. 




Mariola?
Influente comunicador da cidade declarou em alto e bom som, no Café Parada Obrigatória, em plena praça Porto Rocha, que o Blocão dos 10 vereadores de oposição acabou por que cada um levou 50 mariolas. Não entendi. Pedi para ele explicar. Ele riu de mim. Mas não explicou.



Segura o Gogó
Andinho: vai encarar?
As críticas sobre a falta de transparência na arrecadação e investimentos dos royalties em Arraial do Cabo, inclusive com do Porto do Forno, tem sido discurso frequente no gogó do vereador cabista Sergio Carvalho. Esse gogó todo fez com que o prefeito Andinho pedisse um levantamente completo de todos os cargos e contratos que o vereador desfruta junto à prefeitura. O pessoal do Sergio está em pânico.



Obediente
Por outro lado, Walter Piolho deu show de obediência ao prefeito Andinho. Disse na última sessão dessa terça-feira (21), que é Andinho Futebol Clube e que não vai votar nada contra o prefeito. Mas e o povo, vereador. Como fica a população? Afinal, vereador é eleito para defender os interesses do povo e não do prefeito. Ou estamos enganados?


E agora Beltrame?
Trauma 
Que trauma passou a prefeita de Iguaba Grasiella Magalhães com assalto que sofreu em casa, hein?! Será que avisaram ao Beltrame? Pois quando esteve presente no lançamento do Núcleo Integrado de Homicídio, em São Pedro da Aldeia, há um mês atrás, questionei se tal iniciativa era para conter a escalada da violência na Região dos Lagos depois da política das UPPs na capital. Disse que não! Aliás, afirmou que eu estava enganada, segundo dados que ele possuía. "Que seria uma falsa impressão". Para Beltrame, o que ocorreria por aqui seria "problema de gestão". Isso na frente dos sete delegados e de todo comando da PM local. E agora Beltrame? Conseguirá o astuto secretário, que reage tão bem sob pressão, sustentar a mesma argumentação? 





São Pedro é black
Serjão
O prefeito Chumbinho criou no início do mês de maio, a Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial. Nomeou Sergio Rodrigues, professor de História, pós graduado em História da Africa e antigo militante da causa. A primeira ação da pasta será a inauguração da Escola Municipal Quilombola, em Botafogo, na fazenda Caveira, dia 28. Uma festa com feijoada, jongo, capoeira e muitas outras coisas tradicionais das raízes africanas farão parte da programação. A escola terá o nome de Da. Rosa Geralda da Silveira, que sempre lutou pela regulamentação da área. Bela e importante homenagem!

Pirâmide 171
Tem um espertinho que está lançando o famoso golpe da pirâmide, em São Pedro. Está convidando aqueles que são de classe média pra cima. Esse velho golpe que tem mais de 40 anos e já enriqueceu muito estelionatário, tem sempre um espertalhão ressuciatando e o pior, tem sempre um bobo pra cair. Cuidado. Depois não vai adiantar procurar a delegacia.




Livre, leve e solto
Alívio 
Mirinho Braga, ex-prefeito de Búzios, conseguiu finalmente a aprovação das suas contas de 2004. Uma situação bastante controversa onde a câmara, rejeitou depois que de uma manobra da presidência, que reprovou com base num parecer contrário - mas com ressalva (ou seja cabia retificação) -, do Tribunal de Contas. Estava visivelmente aliviado. Não era pra menos. Esse situação perdurava há nove anos. O curioso foi a forma como conseguiu vencer a questão na justiça. O próprio Mirinho atribui a uma providência divina. Estava pesquisando aleatoriamente atas no site do TCE e achou uma que os próprios conselheiros reconheciam que tinham rejeitado as contas dele de forma arbitrária. Tal ata foi anexada ao processo e então, a justiça reconheceu a letimidade da questão e deu vitória por unanimidade. Lamentou o desgaste desnecessário e com prejuízos políticos que acredita ter mudado trajetória dele em vários aspectos. 


Mar pra peixe
Como bom filho de pescador, Mirinho acaba de ser nomeado como Assessor Especial do Governo - que teria status de sub-secretaria - para atuar na Secretaria de Desenvolvimento Regional e Pesca. A novidade é que vai abrir um escritório em Cabo Frio que vai atender toda comunidade pesqueira de Araruama à Macaé.


E não para por aí...
Na segunda-feira (27) Mirinho recebe um Título Benemérito do Estado pelos serviços prestados  ao turismo. Parabéns!


Dupla dinâmica
Dobradinha bem azeitada essa de Walmir Porto, presidente da ACIA e o publicitário André Roque da agência 4em1. A Feira Forte vai ter várias novidades e a expectativa é de movimentar pelo menos R$ 10 milhões esse ano. Cerca de 11% a mais que na edição anterior. Muito elogiada a mudança para as instalações da antiga Sendas. A mesma dupla tem vários projetos que futuramente prometem agitar a economia local. è esperar pra ver.



Um comentário:

  1. Pois é Renata, quem guarda segredo é cofre, e quem vive abafado é cuscuz.
    Também estava com saudade da Boca Miúda.

    Em relação a "briga" entre os Mendes e o
    prefeito Alá ir, eu Julio continuo com a minha opinião: vão acabar todos juntos, como final de novela no horário nobre da Globo. Ou seja, "briga" de "talheres de prata", não meto a minha colher de pau.

    Bem, em relação ao moço-presidente que caiu de pá, enxada, vassouras e ancinho na COMSERCAF,solicito que abaixe a foice, por que tem empate técnico na incompetência hospitalar - Nem empurrou um carrinho e já quer dirigir um caminhão - Menos!
    Gostaria de perguntar ao moço-presidente da COMSERCAF: Onde está a UTI Neotanal do Hospital da Mulher? E a que o Alá ir construiu?
    Fala sério!
    O moço-presidente da COMSERCAF deveria ser preocupar em trocar as lâmpadas queimadas das ruas da cidade que estão no escurinho do cinema fica trocando "farpas" com o ex-prefeito. Poupe-me!

    ResponderExcluir