segunda-feira, 20 de maio de 2013

Boataria toma conta de Cabo Frio também e beneficiários lotam agências da CEF

Fotos Janio Mendes




A Polícia Federal vai investigar a onda de boatos que percorreu vários estados de que o Bolsa Família seria encerrado. Desde sábado, 18, o rumor de que o programa de transferência de renda seria finalizado levou milhares de beneficiários a procurar a Caixa Econômica Federal para sacar o benefício deste mês. 

Entenda o caso: Governo desmente suspensão do Bolsa Família

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, negou a possibilidade de suspensão dos benefícios e garantiu que o calendário de pagamentos continua em vigor. Ela orientou que as famílias sigam as datas estabelecidas no calendário, entregue anualmente. 

Questionada se a origem do boato poderia ter alguma motivação política, Campello afirmou que "não adianta tentar antecipar" e que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que a PF já iniciou a investigação da prática de crime no episódio. "Esperamos que tenha sido um mal entendido. Eu não consigo entender o que alguém ganharia divulgando esse tipo de informação. O Bolsa Família está consolidado, é um programa de sucesso."  

A corrida ao banco aconteceu principalmente nas capitais do Nordeste, além de algumas do Norte e no Rio de Janeiro. 

Tumulto também em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia

 Em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, as agência da Caixa Econômica Federal foram tomadas pela população na noite de domingo (19), que insistia em acreditar no boato que já vinha sendo desmentido em toda mídia. No centro da Cidade, mais de 500 pessoas se aglomeravam em fila na porta do banco. Em São Cristóvão, a situação era a mesma. Ninguém sabia explicar o motivo da precipitação.

Segundo informações da assessoria da Caixa Econômica Federal, problemas foram registrados nas agências dos municípios de Queimados, Belfort Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e em alguns bairros da capital, como São Cristóvão, Largo do Bicão e Bonsucesso. Também houve tumulto em Campos dos Goytacazes, depredações em agências de Queimados e Nova Iguaçu e a Polícia Miliatra precisou ser chamada para conter o tumulto em uma agência em Campos.  

Apesar do desmentindo, a Caixa informou que vários beneficiários ainda estão tentando sacar o dinheiro do programa em agências na capital fluminense neste domingo. Para evitar novas confusões, os gerentes foram deslocados para os locais para informar à população que o cronograma de pagamentos do programa segue normalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário