sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Secretaria de Saúde realizará Campanha contra a Hanseníase



Projeto acontecerá em três pontos da cidade: Centro, Jardim Esperança e Tamoios

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio realizará, através do Departamento de Vigilância em Saúde, o Projeto Rio de Hanseníase, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro. A campanha é uma parceria com o Projeto Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas atingidas pela Hanseníase, que disponibilizará a Carretinha da Saúde durante três dias.

A campanha acontecerá das 9 às 16 horas, em três pontos da cidade: no dia 23, na Praça Porto Rocha, no Centro; no dia 24, no Hospital Otime dos Santos, no bairro Jardim Esperança; e no dia 25, será a vez de Tamoios receber o projeto.

O projeto tem como objetivo principal detectar os casos ocultos de hanseníase no município, além de aperfeiçoar a divulgação dos sintomas da doença, informar a população sobre a prevenção, tratamento e contra o preconceito.

A Carretinha da Saúde é uma unidade móvel que possui três ambulatórios, sala de espera climatizada, além de um sistema de acessibilidade com elevador para pessoas com deficiências. Médicos e fisioterapeutas da Rede Municipal de Saúde atenderão nessa carreta, onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico da hanseníase.

- A pessoa que for atendida na Carretinha da Saúde e for diagnosticada portadora da hanseníase sairá de lá com toda a medicação para iniciar o tratamento, além de ser encaminhada à unidade de saúde mais próxima da sua casa para receber um acompanhamento até ser curada. A família dessa pessoa também será visitada para que se faça uma investigação de outros possíveis casos da doença – explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros. 

A ação contará ainda com a participação de agentes comunitários de saúde, que distribuirão panfletos informativos, alertando a população para o diagnóstico precoce da doença.

Além das consultas e panfletagem, haverá também apresentações de teatro, com atores do Projeto Morhan, que levarão alegria e conscientização às pessoas, mobilizando a população para a prevenção e contra o preconceito aos portadores da doença.

Sobre a hanseníase
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, causada por uma bactéria e transmitida pelas vias respiratórias. Os nervos são os primeiros a serem atacados e aos poucos, outras partes do corpo, como braços, mãos, coxas, pernas, pés e o rosto, vão sendo atingidos.

Os sintomas aparecem gradativamente e são manchas claras, com dormência e diminuição da força muscular.

É importante destacar que a Hanseníase tem cura e o tratamento é totalmente gratuito. A pessoa que notar qualquer sintoma deve procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame.

Um comentário:

  1. No hospital do jar esperança, as pessoas chegam e nao tem nada para fazer os curativos dos pacientes. deveria avisar na porta dos curativos que nao tem remedios para os pacientes, nao ficaram esperando por horas socorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro vai dar certo para quem ?

    ResponderExcluir