terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chumbinho inspeciona orla da Lagoa de Araruama





Na manhã dessa terça-feira (08) o prefeito Cláudio Chumbinho inspecionou a orla da Lagoa de Araruama em São Pedro da Aldeia. A visita organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Lagoa e Pesca contou ainda com a presença da secretária da pasta Adriana Saad, a diretora executiva da Prolagos, Paula Medina e o secretário executivo do Consórcio Ambiental Lagos São João, Mario Flávio Moreira.

A visita ambiental detectou como maior problema o lixo a céu aberto e os esgotos clandestinos na Lagoa de Araruama. Por ocorrência dos fortes ventos a vistoria saiu do Balneário terminando na Ponta da Areia, não podendo seguir até o Baixo Grande, local anteriormente estipulado para o término. Será marcada uma nova data para inspecionar até o Baixo Grande.
A vistoria faz parte das ações que a Prefeitura vai dar continuidade  para avaliar os impactos ecológicos na Lagoa de Araruama. De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, esgotos, despejo de lixo e entulho e construções irregulares serão notificadas para que a área ambiental possa ser preservada e limpa.  Ele informou ainda, que será feito um relatório com dos às irregularidades a margem da lagoa.

A criação da guarda ambiental, que será responsável pela manutenção da ordem na área, é um dos projetos que vai auxiliar o cuidado e preservação da Lagoa, é o que garante a secretária do Meio Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad.

- A guarda Ambiental se encarregará da vistoria, vamos apontar os problemas e tomar as atitudes necessárias. Por em prática esse cuidado para resolver a situação que está ocorrendo em alguns pontos da Lagoa, como o lixo e esgoto despejados de forma livre – garantiu Adriana.

A partir desse mês pessoas ligadas aos pescadores que moram no entorno da Lagoa de Araruama,  também serão instruídas para a análise e relatório da ação de pesca, para que haja o controle de produção do pescado nessa área. De acordo com o secretário executivo do Consórcio Ambiental Lagos São João, Mario Flávio Moreira essa deverá ser uma ação conjunta com outros municípios da região.

- Teremos cerca de quinze pessoas, familiares dos pescadores com carteira assinada trabalhando com a intenção de podermos solucionar problemas e também regularizar a produção. Vamos fazer em São Pedro da Aldeia, Saquarema e até Cabo Frio, mas principalmente introduzir aqui na cidade a estatística pesqueira, como a FIPERJ realiza em Cabo Frio – relatou Mario Flávio.

O acompanhamento da Lagoa será feito a médio e longo prazo, para que além da entrada e saída de pescado, também seja realizado um estudo de impactos, afim de solucionar e impedir a poluição e desgaste da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário