segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Estudantes de música da Região dos Lagos recebem aula de professor do Teatro Municipal do Rio




A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica (Opes) realiza, nessa segunda-feira, dia 29/10, uma master classe para alunos de música na Escola Municipal Adolpho Beranger Júnior, em Arraial do Cabo, com o professor Gustavo Menezes. Spalla (braço direito do maestro) da Orquestra do Theatro Municipal do Rio e concertino (braço direito do líder de cada naipe de instrumentos) da Opes, ele também é membro do Quarteto do Rio de Janeiro. Participará da aula, como professor convidado, o violinista João Daltro de Almeida. O encontro começa às 14h e acontece no auditório da escola.

O objetivo da master classe é abordar técnicas para tocar violino e aumentar a integração entre os estudantes de música da região. Entre os convidados para a aula estão alunos de escolas de Búzios, Macaé, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. As inscrições para podem ser feitas pelo bernardeslopes@gmail.com até a próxima quinta-feira (25/10). As vagas são limitadas.

O Projeto Pescando Talento é financiado pela Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo. Atualmente a iniciativa atende a 307 alunos nos cursos de música (violino, violão, piano, teclado, teoria musical, canto, sax, flauta) e possui 13 professores. Além dos cursos de música, o Pescando Talento tem cursos de dança, teatro, artes plásticas e para modelos. Todos são gratuitos.


Sobre a Academia Juvenil

A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica reúne jovens estudantes de inúmeras escolas de música e orquestras comunitárias de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Durante quatro períodos de seis meses, no total de dois anos de programa, jovens na faixa etária entre 12 e 20 anos terão aulas individuais de seus instrumentos com os músicos especialistas da orquestra, além de prática de conjunto e disciplinas teóricas.
O objetivo é criar um laboratório de aperfeiçoamento técnico e artístico para jovens artistas constituindo uma rede de contribuição entre os projetos musicais existentes no Estado do Rio de Janeiro, e entre esses projetos e a Orquestra Petrobras Sinfônica.
A Academia Juvenil se iniciou em março de 2012 e conta com o apoio institucional da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário