sábado, 1 de setembro de 2012

Ficha Limpa barra quase 7% dos candidatos a vereador da região


Reportagem da Folha dos Lagos por Filipe Rangel


A tão temida Lei do Ficha Limpa fez estrago menor que o esperado. 

Até agora, a lei que determina impugnação do candidato por qualquer razão que desqualifique sua capacidade administrativa, barrou cerca de 7% dos candidatos a vereador de quatro municípios da Região dos Lagos. Entre os prefeitos, o número é ainda menos expressivo. Apenas um candidato, Paulo Lobo (PP), de São Pedro Aldeia, não está em condições de elegibilidade.

São Pedro tem também o maior índice de barrações pela Ficha Limpa, no que diz respeito aos postulantes à Câmara Municipal. Dos 211 candidatos, 15 não estão aptos a concorrer, o que representa 7,17% do total. Logo em seguida vem Armação dos Búzios, que tem 155 candidatos e 11 inaptos – 7,09%. Com índice um pouco menor aparece Cabo Frio, na terceira colocação. A cidade com o maior número de candidatos à Câmara (376) tem 26 inaptos, o que representa 6,91%.

A cidade com menor número de candidatos barrados pela Ficha Limpa na região, e com um dos menores índices do Estado, é Arraial do Cabo. No município, são 123 candidatos a vereador. Até o fechamento deste levantamento, a candidata Regina Morena (PTC) ainda estava aguardando julgamento. Dos 122 candidatos restantes, apenas dois deles estão inaptos a concorrer: Leonardo do Sitio (PTB) e Cristiane Avellar (PRTB). Com isso, a taxa de barrados em Arraial é de apenas 1,62%. Os outros 120 candidatos (97,56%) estão aptos.

2 comentários:

  1. Em arraial o ex prefeito melman também foi barrado pelo fica limpa, no site do tse ele aparece como inapto a concorrer, o seu recurso também deve ser julgado na terça feira, só para ajudar na sua informação

    ResponderExcluir
  2. Esses números também são reflexo da Lei da Ficha Limpa, pois a maioria dos com ficha suja nem tentaram suas candidaturas, já limpando o pleito na composição das nominatas...

    ResponderExcluir