segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cabo Frio: Prefeitura continua trabalhando para minimizar estragos da tempestade




SECAF tem mutirão de limpeza também neste domingo


Após a tempestade que atingiu Cabo Frio no fim da tarde de sexta-feira (21/09), várias ações foram realizadas pela Prefeitura para minimizar a destruição causada pelas fortes rajadas de vento que destelharam casas, derrubaram muros e árvores, além de deixar pessoas desabrigadas. O Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio – SECAF – atua no município com cerca de 120 funcionários trabalhando na limpeza de ruas e no apoio à retirada de árvores condenadas e podas de galhos .

Sábado já era visível a limpeza das ruas no centro da cidade. As principais vias da região central do município, que no temporal acumulavam lixo, restos de cimento, pedras, galhos e telhas, já estão limpas. De acordo com o Diretor do SECAF, Nelson Soares, o trabalho da autarquia terá continuidade até o fim deste domingo, em função do grande acúmulo de lixo encontrado:

- Estamos atuando de forma efetiva nos bairros Praia do Siqueira, no Portinho, em todo o Centro e na Vila Nova, que consideramos os mais problemáticos no que diz respeito à queda de árvores. Para isso, estamos utilizando máquinas de corte e ferramentas próprias – informou Soares, lembrando que todo o município passa por vistoria.

O trabalho da Prefeitura - que vem sendo acompanhado pela Defesa Civil estadual - envolve ainda as Secretarias de Ordem Pública, Serviços Públicos e Assistência Social, através dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) que atuam no atendimento aos cidadãos desabrigados pela chuva. Também participa do mutirão, acompanhado de perto pelo prefeito Marcos da Rocha Mendes, a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Ambiente, através da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente (Cogepla). De acordo com o Coordenador Julio Cesar Calvo, duas equipes da Cogepla atuam no município avaliando a situação das árvores e dando o suporte para a poda e retiradas das que estão ameaçadas de queda:

- Temos um engenheiro florestal e um gestor ambiental avaliando a situação das árvores e identificando as que estão condenadas. Também orientamos a SECAF na poda de galhos – explica Calvo, lembrando que nenhum acidente com vítimas foi registrado no município devido a queda das árvores. Ainda sobre a avaliação de quantas espécies foram perdidas no temporal, ele informa que foram muitas, mas que o número será levantado e divulgado na próxima semana.


Desalojados e desabrigados
Em Araruama, oito casas desabaram por conta da força do temporal, 40 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de parentes e amigos. Sete pessoas ficaram desabrigadas e estão no abrigo fornecido pela Defesa Civil. Uma senhora ficou ferida e foi encaminhada para UPA da cidade com escoriações, mas já foi liberada. 50 casas ficaram destelhadas e 8 destruídas.
Cinco bairros foram mais afetados na cidade: Sapolândia, Fazendinha, Clube dos Engenheiros, Buraco do Pau e Viaduto. Foi registrados 47 quedas de árvores. Nesse momento a Defesa Civil percorre a cidade para realizar uma avaliação dos estragos causados pela chuva.

Em Cabo Frio cinco casas também foram ao chão, são 40 desalojados segundo a Defesa Civil. Já em São Pedro da Aldeira, 39 pessoas ficaram desalojadas no bairro Baixo Grande, todos foram encaminhadas para casas de parentes. No mesmo município houve 20 registros de quedas de árvores e duas quedas de postes de luz. A Defesa Civil informou ainda que 15 casas ficaram destelhadas.
Nove bairros de São Pedro da Aldeia ficaram alagados: Praia Linda, Vinhateiro, Porto do Carro, Estação, Centro, São João, Campo Redondo, Porto da Aldeia e Balneário. A Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Públicos fazem a limpeza dos bairros.
Fornecimento de energia na Região 
Fonte:g1.com.br/intertv
Segundo a Ampla, empresa que administra o fornecimento de energia na região, os bairros dos municípios de Silva Jardim, Saquarema, Araruama, Iguaba, Cabo Frio e Arraial do Cabo sofreram apagões. Bairros afetados em Cabo Frio: Palmeiras, São Cristóvão, Vila Nova, Braga e Peró. Em Araruama foram os bairros Coqueiral, Novo Horizonte, Lake View, Hospício, Boa Perna, Viaduto e Fazendinha.
Os ventos provocaram a queda de postes e da fiação elétrica. De acordo com a empresa, técnicos da concessionária foram imediatamente acionados e seguem trabalhando para normalizar totalmente o serviço. A distribuidora ressalta, no entanto, que o acesso das equipes a algumas regiões tem sido dificultado pela queda de árvores sobre as vias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário