quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Boca miúda: notas políticas





  • Eleição começou agora. É definitivamente a sensação que a TV e rádio causam no processo eleitoral.




  • Pois é, e nesse embate, Janio Mendes, ou a campanha do 12, soube tirar melhor proveito. A equipe de marketing foi mais eficiente na opinião da maioria das pessoas nas ruas. A expectativa era enorme sobre o que a equipe de marketing de Alair Corrêa faria na abertura. Afinal, o ex-prefeito conseguiu reunir várias lideranças importantes e respeitáveis como o vice Sillas Bento, que sequer apareceu. Acreditava-se que fossem apresentar todos os aliados juntos, com Alair a frente,  mostrando algo do tipo a "caminhada da dignidade". A qualidade técnica do programa do PDT contrastou em comparação com os demais.



  • Os foguetinhos em meio a programação de rádio e TV onde Lula entrava numa imagem de qualidade condizente com a realidade do marketing  padrão de capital também contrastou bastante com o do respeitável Dr. Paulo César sendo exposto num cromaqui  com a rampa do congresso atrás que...sinceramente, o deputado não merecia isso. Complicado acreditar no PC, né? Ainda mais que foi o próprio Lula, mesmo que adoentado, falou e disse que Dilma estava com Janio. O próprio falando em comparação com nosso deputado tentando dizer o contrário. Não pegou bem. Segundo pesquisas sérias, o Lula é o político que possui maior capacidade de transferência de votos no Rio de Janeiro. Abaixo do ex-presidente, pela órdem, só Dilma e Garotinho.




  • Outra coisa que também não pegou bem foi a falta não justificada de Alair Corrêa a entrevista do Programa Sidney Marinho na Litoral News. Falei com o apresentador e ele disse que a assessoria confirmou presença do candidato do PP. O público e a imprensa ficaram aguardando. E olha que Sidney foi fiel escudeiro do Alair na campanha de 2008. Não deu para entender.


  • Em compensação Alair esteve na entrevista da INTERTV. Demonstrou nervosismo e não chegou a usar os segundos finais. A primeira pergunta ao ex-prefeito foi sobre a ausência dele na ALERJ. Alair argumentou, mas não convenceu. 




  • Lindinho dos Lagos
O senador Lindbergh está empenhado nas campanhas da Região dos Lagos. Ele vem cumprir agenda sexta-feira em São Pedro com Chumbinho, Em Arraial com Andinho e fecha em Cabo Frio com comício de Janio do Guarani
Lindinho dá uma força para os candidatos da juventude, que adotaram slogan de identificação com o senador que emergiu do movimento estudantil. Em Arraial Ayron Freixo é o candidato a vereador do Lindinho, já em Cabo Frio é o Aquiles Barreto.






  •  O proprietário do Instituto Iguape de Pesquisas, José Marcos, que realiza pesquisa há 15 anos na cidade, deu duas declarações importantíssimas sobre as eleições em Cabo Frio. Segundo Zé, entre 2002 e 2010 houve um crescimento de 59% da população eleitoral em Cabo Frio. De lá pra cá cresceu mais ainda. Pessoas que vieram de outras cidades e se estabeleceram em Cabo Frio. Um grupo silencioso que pode definir a eleição na reta final.




  • Para esses eleitores que chegaram à cidade nos últimos anos, Janio, Alair e Leitão são desconhecidos.  Conhecer a vida e do trabalho, só mesmo através dos meios de comunicação de massa como TV e rádio. Por isso, uma campanha bem feita em ambos os veículos pode ser determinante. Especialmente se considerarmos que uma parcela significativa desses novos cabofrienses são oriundos da capital onde o padrão de qualidade das campanhas são altos. Mais primor nessa área é fundamental.




  • Zé acredita que Claudio Leitão do PSOL deverá ter uma votação consagradora. Pode ser, em comparação com as eleições de 2008. Mas o candidato deveria fazer mais campanha, ir mais para rua, divulgar agenda e aproveitar melhor os programas eleitorais de rádio e TV. O do PSOL ficou abaixo da expectativa. José Sette, o marketeiro do PSOL, prometeu um programa sem dinheiro, mas criativo. Estamos esperando.





  • Segundo disse Zé Marcos, quem melhor souber se dirigir a esses novos eleitores através da TV e rádio tem grandes chances de sair vitorioso nessa eleição.




  • Um outro dado importante revelado pelo Zé Marcos que apenas 16% das pessoas possuem discernimento do que querem. As demais se deixam levar.  Ou seja, 84% das pessoas estão aí, sem muita noção das coisas. Isso é de uma importância política preciosa. Vale ouro!




  • Sucupira

O último comício de Evando em Búzios contou com uma gaiatice típica de cidades do interior. Na estarda de acesso ao local, uma caminhão enguiçou impedindo a passagem de veículos. Depois de muito esperar o conserto, pintou uma desconfiança do motoristas que estava apático e depois de uma "pisa" o piloto confessou que o caminhão tinha sido enguiçado propositalmente. Tomou uns "tapas no pé da orelha". E o comício de Evandro, atrasou um bocado.


  • O que tem de candidato a vereador desrespeitando meramente o direito de ir e vir do cidadão. Ocupam calçadas com carros plotados com adesivos desesperados pela ideia de aparecer a todo custo, mas esquecem que estão aparecendo negativamente. Se não respeitam o povo ocupando calçadas ao bel prazer na condição de candidatos, imagina se forem eleitos. Pense nisso!




  • O Alair Corrêa começou a campanha apresentando os seus candidatos a vereador. Os candidatos foram surpreendidos. Eles gravaram com uma cadeira ao lado sem saber o que iria ao ar. Essa medida já gerou reação dos adversários que ingressaram no TRE pedindo direito de resposta. É apenas o começo.





  • Para quem achava que o governador Sergio Cabral não iria se meter na disputa de Cabo Frio, apostou errado. Ele está muito envolvido e atento a tudo que acontece por aqui. Já veio a um comício. Está pedindo voto para Janio na TV e rádio e ainda corre um boato na cidade que ele teria recebido uma carta de um determinado candidato pedindo desculpas pelas grosserias do passado e tentando demover o governador a comparecer ao comício. Cabral teria compartilhado a carta com amigos.







7 comentários:

  1. Bem ressaltado, em matéria de propaganda política; Jânio 1 x 0 Alair.

    ResponderExcluir
  2. Nos anos 90 fiz minha graduação em Jornalismo e aprendi em nos anos de curso que temos que ser imparciais ao passar as notícias para a população. Adorava o seu trabalho até perceber que você se perdeu ao vender-se para o candidato da máquina. Francamente Renata, utilizar o seu blog para fazer campanha política é deplorável. Acredito que tenha perdido muitos seguidores por conta disso. Não sou de Cabo Frio, mas possuo cara de veraneio na cidade a anos e vou para lá todo final de semana, me sinto parte da população apesar de votar no Rio. Só entre nós aqui, foi ameaçada né? kkkkkkkk Cidade pequena é uma coisa complicada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando escrevo sobre Alair, os janistas me acusam de ser tendenciosa. Ouvi isso ontem de um eleitor de Janio ao publicar reportagem falando do comício dele em Unamar e postei fotos da caminhada de Alair ao lado de Dornelles. Quando publico algo que não agrada Alair o grupo dele me acusa de janista. Já o PSOL acha que não dou atenção a eles, mas não tem assessoria nem me ligam para dizer nada, eu que me vire.
      Isso é ABSOLUTO SINAL DE IMPARCIALIDADE. Todos ficam tentando adivinhar em que lado estou. Bacana isso! Gosto desse desafio. Honestamente...mas acho que os alairistas precisam entender que de vez em quando quando posto algo positivo sobre o candidato, quando o tem, mas quando há situações que merecem comentários que desagradam, ele precisa saber digerir. Só patrulham quando percebo deslizes do grupo de Alair. Cercear minhas publicações é pura infantilidade política. Se deu mole eu falo, e não adianta me pressionar pq isso só vai piorar. Quem me conhece sabe que eu sou de enfrentamento. Não tenho medo de nada nem ninguém! Sobre sua graduação em jornalismo....bem se vê que o senhor não o fez, porque o debate sobre imparcialidade perpassa a questão da terminologia "imparcialidade" a discussão é muito mais profunda e filosófica que uma mera palavra. O senhor José Amaral, por exemplo, já escolheu em quem vai votar e quem vai ajudar a eleger, percebemos isso, ao se revoltar na sua patrulha afoita e condenatória. Então, não enxergas a trave do teu olho, irmão?
      No mais, espero um dia receber elogios seus quando eu postar algo que agrade seu ego e do seu candidato. Abraços e obrigada pela audiência. Carinhosamente e respeitosamente.... a editora.

      Excluir
  3. Parabéns, Renata pelos comentários sobre a política. Quem tem o seu candidato que dê conta de apoiar ou divulgar o que convêm. Já escolhi o meu, o Janio, e acho que todos devem ter um olhar criterioso sobre tudo o que está sendo divulgado. Continue com a qualidade de sempre e que vença o 12 em outubro!

    ResponderExcluir
  4. José de Amaral, por que você está tão preocupado com a política de Cabo Frio? Afinal de contas, nem vota no município. Sou leitora do blog e continuarei confiando nos critérios que você, Renata Cristiane, adota para divulgar as informações da cidade. Publicar um discurso que fala sobre imparcialidade, sem ao menos fazer parte dos eleitores? Nos poupe...O problema não é a cidade pequena ser complicada, não. Complicado é eleitor que não faz parte do município fazer um discurso desse! O programa do Alair foi ridículo em todos os aspectos. Pagar um homem para se fazer de miserável na TV? Sem contar os erros de ortografia. O meu candidato Janio não foi perfeito, mas o que me consola é saber que os outros foram muito piores. Prefiro mil vezes o Janio.

    ResponderExcluir
  5. o fato é q o janio tenta se escorar em lula ,este sim um politico q veio ajudar o povo ao contrario do dep. janio que sacrificou mais ainda os professores e bombeiros,foi decepcionante como dep.por isso q ele é o queridinho do governador.

    ResponderExcluir
  6. Renata, bola pra frente. Seu trabalho é espetacular. Chega ser uma covardia avaliar tudo que faz pelo simples fato de publicar a notícia. Essa política da perseguição e vingança é que não queremos mais. Se é verdade que perdeu seguidores, digo, quem perdeu foram eles.

    ResponderExcluir