quarta-feira, 11 de julho de 2012

Preteridos solicitam registro de candidatura



Fonte: Diário do Litoral


Encerrou terça-feira (10) o prazo para o registro individual de candidatura às eleições municipais de 2012. A data valia apenas para os candidatos que haviam sido escolhidos durante as convenções partidárias e por algum motivo o partido ou coligação “esqueceu” de solicitar o registro do candidato dentro do prazo legal, finalizado na última quinta-feira, 5. Até sexta-feira, 13, a Justiça Eleitoral publicará todas as solicitações de registros individuais.

Os municípios de Cabo Frio e Iguaba Grande registraram o maior número de solicitações individuais desde o último domingo (8). Em Cabo Frio, foram mais de 20 solicitações e 15 em Iguaba Grande, todas para o cargo de vereador. Nos municípios de Arraial do Cabo e Rio das Ostras, até por volta das 15 horas de ontem, nenhuma solicitação individual havia sido requerida. Em São Pedro da Aldeia foram quatro pedidos, três em Saquarema, uma solicitação em Araruama e outra em Búzios.

Impugnação
Até ontem, nenhum pedido de impugnação de registro de candidatura havia sido protocolado nos Cartórios Eleitorais da Região dos Lagos. De acordo com a Legislação Eleitoral, encerra nesta sexta-feira, 13, o prazo para qualquer candidato, partido político, coligação ou Ministério Público impugnar os pedidos de registro apresentados pelos partidos ou coligação. Sexta-feira também é o último dia para qualquer cidadão, no gozo de seus direitos políticos, informar à Justiça Eleitoral motivos de inelegibilidade que recaiam sobre algum candidato com pedido de registro solicitado por partido ou coligação.
Amparados pela Lei Complementar 64/1990 e de olho nos oponentes, candidatos e partidos políticos buscam qualquer vestígio de irregularidade que possa impedir o rival de seguir na disputa. Em Araruama, por exemplo, o movimento de interessados em fotocopiar a documentação apresentada no ato da solicitação de registro para uma análise mais apurada foi grande nos dois últimos dias. “Essa é uma prática normal nesse período”, explicou um cartorário. Superstição à parte, a sexta-feira pode ser negra para alguns candidatos.
  

Um comentário: