quinta-feira, 26 de julho de 2012

Búzios: Manguinhos ganha quatro atracadores para o píer e ampliação de galeria na rua Celeste

                                                      Sergio Quissak


           O bairro e a praia de Manguinhos recebem em breve duas importantes obras que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura através da secretaria de Obras, Saneamento e Habitação. A primeira delas, já em andamento, é a construção de quatro atracadouros de madeira no píer, um sonho antigo dos pescadores; a segunda, envolve a drenagem de águas pluviais no trecho que vai da rua Celeste à rua das Flores, o que acabará com os constantes alagamentos ocorridos ali em dias de forte chuva.
            De acordo com o secretário de Obras, Wilmar Mureb, a finalização do píer depende da chegada de uma remessa de madeira especial vinda do norte do país, e a obra será concluída no máximo em 60 dias.
          - Não pode ser qualquer madeira, mas de boa qualidade e devidamente certificada como manda a lei. Vamos usar, no caso, garapa e ipê que são mais resistentes.  
            Explicou o secretário que a obra vai fazer toda a diferença no dia a dia dos pescadores, que além de poderem usar com maior segurança o cais para desembarque do pescado, a partir de agora terão condição de explorar o turismo náutico. Segundo informou, a obra obedece aos padrões da segurança náutica e no futuro o cais de Manguinhos poderá até mesmo servir de local para o desembarque de tenders, barcos de transporte de passageiros dos transatlânticos.
               - O atual cais é muito alto. Por isso os barcos só podem atracar em uma ponta dele. Vi várias vezes pescadores tendo que puxar com cordas o seu barco até um local para conseguir descarregar. Muitos deixavam de ganhar um extra realizando passeios, já que não dava altura para as pessoas subirem com segurança. Mas agora, com a obra que estamos fazendo, mesmo com a maré baixa eles vão poder trabalhar – garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário