quarta-feira, 11 de julho de 2012

Búzios contesta avaliação do INEA



Fonte: Diário do Litoral

Prefeitura contesta versão de que praias de Búzios estariam impróprias para banho
Em meio a rumores de que diversas praias de Búzios não apresentariam condições de balneabilidade, a secretária do Meio Ambiente e da Pesca, Adriana Saad, informou o PH durante a semana, que as analises realizadas pelo INEA estariam acontecendo  uma vez por mês, e sempre em pontos específicos. 

 - Em caso de chuva, pontualmente, a balneabilidade de determinadas praias sofre alterações por um período curto de tempo e nas proximidades dos deságues de águas pluviais. As condições destas praias voltam a normalidade com o termino das chuvas. Para divulgar seu índice o INEA faz uma media dos três meses e então sai a avaliação – esclarece Saad.

Para a secretária este método de avaliação está longe de exprimir a balneabilidade de nossas praias, pois, segundo ela, ‘é impossível avaliar a qualidade das águas das praias de Búzios com a realização de apenas uma mostra mensal, sendo visível que as condições de nossas praias são, salvo em dias de forte chuva e em locais próximos de deságues de águas pluviais, próprias para banho’, disse.

Avaliação

A secretária informou também que o prefeito Mirinho autorizou a contratação de uma empresa credenciada no próprio INEA, empresa esta que também realizaria analises para o Consorcio Ambiental, que é o laboratório de Analise da PROLAGOS, com intuito de submeter as praias da Cidade a avaliação quinzenal, feita em três pontos distintos de cada.

De acordo com a secretária  essas analises começariam na quinta-feira (5) com a coleta da água de diversas praias. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que os resultados destes relatórios serão publicados no blog da Prefeitura e Site da Secretaria do Meio Ambiente e da Pesca (SMAP)

Um comentário:

  1. Que beleza né? contratar a propria empresa que polui pra fazer analise na agua e dizer que está limpa. a prefeitura de Búzios ta maior comédia msm, deveria pelomenos ter vergonha na cara e contratar uma empresa que não tem nada a ver com a historia pra fazer essa analise. e todos sabem que o jornal PH é tendencioso e responde na justiça por conteudos publicados... o povo tá de olho(em tudo)e não vai cair nessa. e outra: como é que pode-se dizer que o laudo do inea ta errado sem antes mesmo fazer uma contra analise? o povo não é bobo.

    ResponderExcluir