Por Souza Leite
Logo após o forte temporal que atingiu Cabo Frio na noite da última quinta feira, 12 de julho, com fortes ventos e chuva de granizo, o Prefeito Marcos da Rocha Mendes se reuniu com os representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Habitação, Serviços Públicos, Fiscalização e Postura, de Governo, de Ordem Pública, a Coordenadoria de Indústria, Comércio, Trabalho e Pesca, a Subprefeitura do Jardim Esperança e o Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (SECAF), em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, para iniciarem o mutirão de assistência às famílias necessitadas e limpeza da cidade.
Simultaneamente, outras equipes percorreram o município trabalhando um diagnóstico completo que proporcionasse, já nas primeiras horas da manhã de sexta feira, a execução de uma ação mais ampla para que nenhum morador atingido pelo forte temporal ficasse sem atendimento.
A partir destas informações, a SEMAS instalou plantões em pontos estratégicos do município para cadastrar, visitar e atender as famílias necessitadas do apoio público. Os postos de atendimento emergencial funcionaram durante todo o fim de semana nos CRAS dos bairros Manoel Corrêa, Jardim Náutilus, Monte Alegre, Jacaré, Jardim Esperança, Praia do Siqueira e no Centro de Acolhida Social (CAS) no Braga.
Nestes locais foram cadastradas cerca de quatro mil famílias que sofreram prejuízos provocados pelo temporal. Todas receberam a visita de assistentes sociais que identificaram as necessidades dos moradores a partir de suas solicitações. A maior demanda foi por telhas, seguida de cobertores e colchões. Identificadas as carências dos moradores, a Prefeitura buscou junto a fornecedores locais o material necessário para prestar o atendimento imediato às famílias. A distribuição foi iniciada ainda na madrugada de sexta feira, logo após a tempestade, e seguiu por todo o fim de semana com caminhões percorrendo as áreas atingidas pela chuva de granizo, fazendo a distribuição de telhas com base nos cadastros do plantão da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A distribuição de telhas e de outros materiais solicitados pela população continua nesta segunda-feira, dia 16 de julho, e seguirá sendo efetuada até que todas as famílias que procuraram o serviço social sejam atendidas, conforme determinado pelo Prefeito Marcos da Rocha Mendes.
Dentre os danos ocasionados pelo temporal estão: bueiros obstruídos provocando alagamento de ruas, famílias inteiras debaixo de chuva sem a proteção de telhados que foram danificados pelo granizo, placas publicitárias, árvores e postes tombados pelo vento interditando o trânsito e apagões na rede elétrica da cidade, o que formou um quadro de emergência que teve resposta imediata da Prefeitura.
CONTINUO DIZENDO : POVO ACORDA O PREFEITO NAO FEZ MAIS DO QUE A OBRIGAÇAO DELE É DINHEIRO DA PREFEITURA É DO POVO.
ResponderExcluirA Praia do Siquiera e Palmeira até o momento não receberam nada, e no jacaré poucas familias receberam telhas. O bairro citado pode não ter sido o mais atigindo, mais tem cetenas de familia q perderam tudo, q nem cochão tem pra dormir.
ResponderExcluirOLHA QUEM SAIU DA "MESQUITA" E ATRAVESSOU A "FRONTEIRA. A NOSSA QUERIDA "SÚDITA" ALAIRZISTA BRIGIDA.
ResponderExcluirQUEM TEM QUE ACORDAR E LEVANTAR PARA O MUNDO É VOCÊ.
UÉ, ABANDONOU O VEÍCULO ALAIRZISTA DO DOCTOR AND TEACHER CHILIKÃO?
ALA IR PRA VOCÊ TAMBÉM!