Preocupada com a saúde do servidor, a Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo através da Coordenação do Programa Saúde do Trabalhador, em parceria com a Coordenação de Imunização, começou desde sexta-feira (01/06) a aplicar a vacina contra a Difteria e Tétano (DT) e Hepatite B nos funcionários da ESAC. A mesma ação se repetirá na terça-feira, 05/06, na Ecatur.
Os funcionários dessas empresas lidam diariamente com a limpeza de praia e saneamento. A campanha visa prevenir que tais doenças ocorram, tendo em vista que estas pessoas estão mais vulneráveis a doenças.
De acordo com Aldinéa Moreira dos Santos Soares, coordenadora do PST- Programa Saúde do Trabalhador de Arraial do Cabo, atualmente, no Brasil, o tétano é uma doença pouco incidente, mas não se justifica o descuido com as vacinas, porque se trata de uma enfermidade grave, com risco de morte para o paciente. A vacina normalmente é aplicada logo nos primeiros meses de vida, quando a criança recebe a vacina tríplice contra tétano,difteria e coqueluche. Para os adultos, existe uma forma especial chamada Dupla Tipo Adulto contra difteria e tétano.
Segundo a coordenadora, a maior preocupação, no que se refere ao tétano, é a geração mais velha que não foi vacinada na infância. Essas pessoas se acidentam e vão para um pronto-atendimento ou para um pronto-socorro, onde a atenção voltada para essa doença é precária.
– Por isso, é fundamental que a vacinação básica, contra o tétano seja feita em três doses, pois só depois da terceira o indivíduo está protegido. A imunização contra a Hepatite B precisa também ser realizada em três doses. Por isso, quem recebeu uma ou duas doses, deve atualizar a carteira de vacinação – finalizou Aldinéa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário