segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em Boca Miúda: notas políticas





Parabéns ao "dono do jogo"


Alair Corrêa completa 70 anos de idade e uma vasta experiência política que o mantém como "dono do jogo" político em Cabo Frio. Ele jura de" pé junto e bíblia na mão" que sua candidatura é viável e confia nos advogados para reverter qualquer empecilho.  Já os adversários duvidam. Mas de qualquer forma, a situação é a seguinte: se Alair for candidato os grupos contrários se articularão de uma maneira. E se ele não for, muda tudo! E mesmo que ele não seja, o apoio dele pode ser determinante. Logo, o mais veterano dos candidatos é do dono da bola. Somente quando o juiz apitar,  é que os times vão se posicionar. Enquanto isso,  quero ver controlar a TPE (Tensão Pré Eleitoral). Ou estou enganada?




Por falar em Alair, a agenda extensa das comemoração do seu aniversários está rendendo assunto em tudo quanto é canto da cidade. Afinal, festa começou na sexta-feira na Vermelho e Branco, no sábado foi na Absínia e teve ainda uma missa no domingo. Ufa! Haja fôlego! Tudo lotado,  segundo as boas linguás. Já as más linguás conspiravam dizendo que foi uma maneira disfarçada de fazer campanha extemporânea. É, pode ser, depende só do ponto de vista. 



Polarização




Depois da tão comentada pesquisa do Alair, o grupo de Janio já trabalha a polarização com ex-prefeito. Aproveitaram para rememorar aos eleitores da cidade sobre a passagem pouco articulada de Alair Corrêa na ALERJ, chamando-o para um comparativo de mandatos. Essa briga vai ser boa. Mas há quem discorde dessa polarização.  Tem outros pré-candidatos que reclamam dessa diretriz e querem entrar nessa briga também.





Aliás, o PDT capacitou seu grupo com um palestrante que deu dicas de como deve se comportar. Por sinal, o partido está bastante otimista de que receberá o apoio do PMDB. Mas há controvérsias, melhor esperar. Vai que surge uma outra opção melhor no meio caminho.


Noiva do Forte



Os caciques do PMDB - a noiva mais cobiçada dessa eleição -  deverão anunciar publicamente até o fim da semana qual escolha irá fazer na disputa pela  sucessão municipal em Cabo Frio. Crescem as especulações que o partido irá apoiar o deputado Janio Mendes, o preferido de Cabral. Mas existem outras articulações por baixo dos panos que deixam o clima em suspense. A pergunta que não quer calar: caso o PMDB feche mesmo com Janio, como fica a vida do Alfredo?


Aliás, quem anda sumido é Alfredo Gonçalves. Desde que declarou ruptura com Marquinho vem evitando falar com a imprensa. Segundo seus assessores ele continua trabalhando firme e obstinado pela pré-candidatura. A situação dele é bastante delicada. 







Até logo Doutor!


O programa Fala Doutor do pré-candidato Paulo César se despediu nessa noite de segunda-feira. A legislação eleitoral permite até o dia 7/5 a participação nos meios de comunicação como apresentadores.  E por falar em TV, PC volta desafiar seus adversários afirmando que vai desfrutar do maior tempo de TV entre todos. Fará isso através de uma coligação com vários partidos.







Sobre as estratégias de campanha, PC disse que não depende de nada nem ninguém, está livre para negociar com todos os pré-candidatos, mas que acha "muito improvável" que haja aproximação com PDT, partido que considera difícil de negociar, pois os caciques  se "acham os melhores do planeta", segundo ele mesmo disse. 





Onde estão os grupos?


Pela pesquisa do Alair, PC está aquém do que ventilava nas ruas. O médico tratou logo de desqualificar a pesquisa chamando de manipulada. É pode até ser, mas a gente vê onde está o grupo de Alair (café Parada Obrigatória), o grupo de Janio (café Bate-Papo), os demais grupos não sei onde se escondem, mas deviam aparecer de vez em quando.





Surpresas do Listão

O listão do TCE causou surpresas. Quando todos esperavam Alair, eis que aparece Marquinho. Eu hein, parece até praga! Mas há quem diga que a notificação do prefeito cabofriense não vai atrapalhar em nada suas pretensões políticas futuras em 2016, onde já revelou que pretende disputar a eleição municipal. Capaz mesmo, se julgarmos pela exclusão de nomes dados como certo, bem capaz! Sabendo que um dos maiores especialistas do direito eleitoral  do Brasil, Dr. Carlos Magno, advoga para Marquinho, ninguém duvida dessa possibilidade.




Sombra sem voz


O Sombra, amigo do radialista Ademilton Ferreira, aquele que passa todas as fofocas da política, vai ficar sem voz. Tudo porque o apresentador do Bom Dia Litoral vai sair do ar nessa terça-feira para se dedicar a campanha. Ademilton é pré-candidato a vereador pelo PMDB. Vai ter uma café da manhã com a equipe da Litoral para despedida. Apesar da paixão pelo rádio, o comunicador só pensa mesmo em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário