terça-feira, 8 de maio de 2012

Sebrae inicia capacitação com empresários da Baixada Litorânea





Começa nesta segunda-feira o curso de capacitação do Programa Compra Mais do Sebrae para empresários da Baixada Litorânea. Em Búzios as aulas serão ministradas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedester), na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade. O curso tem início às 19h00 e segue até às 22h00, no período de segunda à sexta-feira (11). Vinte e cinco empresários que se inscreveram previamente participam da capacitação.
Na terça-feira (08) começam as oficinas para gestores públicos. Será de 9h00 às 17h00 no Sedester. O término será na quinta-feira (10).
De acordo com informações do Sebrae , as micro e pequenas empresas representam 99% dos empreendimentos do país e são responsáveis por empregar cerca de 50% da mão de obra. No entanto, participam de apenas 28% do total das compras realizadas por parte do governo federal. Para reverter este quadro, SEBRAE/RJ e o Governo do Estado do Rio de Janeiro lançaram em abril o Compra Mais na Região da Baixada Litorânea. O programa visa ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais dos municípios de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Saquarema, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Silva Jardim e São Pedro da Aldeia.

.

Como funciona o programa - O programa prevê a realização de ações com os gestores públicos e com os empresários. Um dos primeiros passos será conscientizar os gestores públicos sobre a importância de comprar mais dos pequenos negócios, o que fortalece estes empreendimentos e, consequentemente, desenvolve a economia local. Mas, para isso, é necessário que os municípios regulamentem o capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece diversas facilidades para que os pequenos negócios participem das compras públicas, como a preferência para contratação de micro e pequena empresa em caso de empate em licitações. O Governo do Estado, que movimenta R$ 8 bilhões por ano em compras, já regulamentou a lei. Ano passado, cerca de 500 micro e pequenas empresas foram contratadas como fornecedoras de bens e serviços por diferentes órgãos do estado.

Além deste trabalho, serão realizadas capacitações com os gestores para que aprendam como utilizar os diversos sistemas de compras disponíveis, inclusive os online, como o SIGA, sistema eletrônico de compras do Governo do Estado, que pode garantir maior transparência e agilidade às aquisições. Os empresários também serão treinados para aprenderem a utilizar diversos sistemas de compra, incluindo os eletrônicos. Está prevista até a realização de simulações de pregões online, para que os empreendedores possam verificar na prática como ocorre o processo. O SEBRAE/RJ também vai capacitar os empreendedores para que estejam preparados para atender às exigências dos governos estadual e municipais.
Na Região da Baixada Litorânea, as capacitações serão iniciadas hoje:


Próximos passos - Para completar, após as capacitações, no dia 12 de junho, será realizado um grande evento, denominado Fomenta Região Baixada Litorânea – Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, a fim de aproximar micro e pequenas empresas da região de compradores públicos. Durante o evento, haverá rodadas de negócios, palestras técnicas e atendimentos especializados para tirar dúvidas dos empresários.

Depois que o programa passar por todas as regiões, também será organizada uma edição nacional do Fomenta, para permitir que os pequenos empreendimentos possam fechar negócios com compradores dos governos federal, estadual e municipais, além de empresas e órgãos públicos de todo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário