quarta-feira, 16 de maio de 2012

Região dos Lagos registra alto número de furtos de fiação elétrica





Imagine 53 mil metros de fios. Pois esse foi o total de fiação elétrica furtada só no ano passado dos postes da Região dos Lagos. Um prejuízo que não é só financeiro.


Araruama foi o município da Região dos Lagos com maior número de furtos de cabos de energia, segundo a Ampla. Dois meses atrás, 60 metros de fiação foram furtados no bairro Areal e uma tentativa de furto gerou curto circuito e queimou 35 metros de fios no bairro Viaduto, na última sexta-feira (11). O corte dos fios sempre causa interrupções no fornecimento de energia.


De acordo com um levantamento feito pela concessionária de energia, de 2010 para 2011, os furtos de cabos aumentaram em 130% na Região dos Lagos, ou seja, mais que dobrou. No ano passado, 53 Km de fios foram furtados; e no primeiro trimestre deste ano, a empresa já registrou a falta de 9 Km de cabos. São os fios de cobre que atraem os bandidos, os cabos feitos com este material são vendidos clandestinamente e alimentam um mercado ilegal e arriscado.


Para evitar os furtos, a concessionária vem substituindo os cabos feitos de cobre de liga de alumínio, que tem valor de mercado inferior. As novas redes e as que sofrem reparos já estão com esse novo material. Quem for pego furtando fios de cobre pode pegar de um a quatro anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário