terça-feira, 22 de maio de 2012

Búzios sedia a Primeira Semana de Artes e Culturas Internacionais






Nos dias 25, 26 e 27 de maio, Búzios vai sediar a primeira Semana de Artes e Culturas Internacionais, a SACI. O evento, organizado pela Academia de Letras e Artes Buziana (ALAB), tem como objetivo ressaltar a arte e a cultura do Brasil e de outros países que, culturalmente, enriquecem o balneário. O encontro será no Radical Parque, no centro da cidade.
Paralelamente, acontece o “II Seminário Acadêmico Cultural”, evento gratuito que visa o lucro sociocultural dos cidadãos buzianos. Todas as atividades ao longo destes dias serão realizadas na tenda gigante do parque além de outras tendas menores instaladas pela ALAB para as várias manifestações culturais que estão sendo planejadas, como exposições de pintores e outros artistas plásticos locais, presença de escritores e visitantes dos diversos estados brasileiros e de outros países. Sendo ainda previsto espetáculos de dança e a apresentação especial do CircoLO de criação.
Nesse período também serão realizadas, a IV Feirinha Literária da LITERARTE, exclusiva para os membros da Associação Internacional de Escritores e Artistas; e a I FLIB (I Feira Literária Infantil de Búzios) idealizada e organizada por Márcia Fonseca. Haverá ainda o lançamento da I Antologia dos Poetas Fazendo Arte em Búzios, idealizada pela também Acadêmica da ALAB, Sonia Medeiros Imamura.
Entre os conferencistas confirmados estão: O Catedrático, Evanildo Bechara, gramático e filólogo brasileiro, que abordará o tema “A importância das academias de letras e artes no Brasil”; A escritora e artista plástica, Dyandreia Portugal, que falará sobre “As artes plásticas e a literatura, unidas como instrumento de linguagem”, e o vice-presidente da ALAB, Dr. William Almeida Carvalho, que ministra a palestra sobre “O intercâmbio cultural e sua importância no novo milênio”.
A organização do evento está a cargo da ALAB, representada pelo seu presidente José Gonzaga de Souza, e pela diretora acadêmica Dyandreia Portugal, com a colaboração dos membros da Comissão Organizadora: Amélio Abrantes, Antonio Câmara, Beth Braga, Carlos Eduardo Roballo Ferreira, Clóvis da Silva, Eduardo Borgerth, Fernando Naxcimento, Joel Figueiredo, Izabelle Valladares, Mauro Guedes, Miguel Ângelo Mejias-Cortez Carvalho, Sergio Rio Naves, Sonia Medeiros Imamura, Tarcisio Braga, Victor Alejandro Neri de Urioste e Wolgrand Faeda.

Acompanhe a programação


 Sexta Feira - Dia 25 ás 19 h. - Solenidade de Posse de novos Acadêmicos da ALAB, Acadêmicos Correspondentes, Acadêmicos Honorários, Acadêmicos Embaixadores Culturais e da Academia Jovem. Sábado - Dia 26 ás 12 h. - Acontecerá o II SEMINÁRIO ACADÊMICO CULTURAL. Evento itinerante idealizado por Dyandreia Portugal, realizado em 2011, pela ARTPOP de Cabo Frio, que elegeu a ALAB como Academia anfitriã para 2012 que já elegeu a ABRAMES do Rio de Janeiro anfitriã 2013. No Domingo – Dia 27 ás 10 h. - Apresentação dos Escritores e entrega dos Certificados de participação no evento.

Haverá também diversas exposições de Artes Plásticas, as Feiras Literárias, Lançamento de livros, apresentação de  Ballet e dos Assistidos da APAE de Búzios e o CIRCOLO, e ainda o lançamento da I Antologia dos Poetas Fazendo Arte em Búzios, idealizada pela também Acadêmica da ALAB; Sonia Medeiros Imamura.

A programação completa pode ser conferida no site: http://culturalbuzios.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário