terça-feira, 27 de março de 2012

Janio leva demandas da Região dos Lagos para o secretário Beltrame




O deputado estadual Janio Mendes (PDT) se reuniu na tarde desta segunda-feira com a cúpula da segurança do Estado do Rio para levar as demandas da Região dos Lagos. O encontro aconteceu no gabinete do secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e contou ainda com a presença da Chefe de Policia Civil, delegada Marta Rocha, do comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, do subchefe da Polícia Civil, Sérgio Caldas, e dos deputados Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Alerj, e Zaqueu Teixeira, que preside a Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia.

Durante a reunião, foram discutidas ações de curto a longo prazo para serem desenvolvidas na Região dos Lagos para aumentar a segurança nos municípios. Os deputados, que realizaram a audiência em Cabo Frio que discutiu a violação dos direitos humanos por conta do aumento da violência da região, levaram os principais assuntos discutidos durante a audiência e, também, as possíveis soluções.

Dentre as soluções a curto prazo, Beltrame sugeriu que os municípios da região passem a integrar o Programa Estadual de Integração de Segurança (PROEIS), que consiste na contratação - por parte dos governos municipais - de policiais militares para atuarem na Ordem Pública Municipal.

- Na Região dos Lagos somente o município de Armação dos Búzios conta com esse aumento do policiamento através deste projeto. É uma ação imediata que aumenta a sensação de segurança na cidade por reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. Os policiais do PROEIS atuam fardados, em seus horários de folga. É bom para o município e também para os policiais que passam a ter um trabalho extra completamente legalizado - explicou o secretário de Segurança, lembrando que o pagamento desses profissionais fica sob a responsabilidade das prefeituras.

Entre as ações de longo prazo está a implantação de um novo Batalhão da Polícia Militar para dividir área de atuação com o 25°BPM.

- Nós temos um planejamento a longo prazo para todo o Estado. A demanda por efetivo na Região dos Lagos é legítima. Em todo o Estado do Rio, somente o Batalhão de Campos dos Goytacazes tem o efetivo completo. Estamos aumentando o número de policiais para sanar esse déficit. Já estabelecemos critérios para a criação de novos batalhões e delegacias, acredito que a Região dos Lagos se encaixe perfeitamente para receber um novo batalhão - comentou Beltrame, deixando claro que aprova a implantação de uma nova unidade da PM.

Durante a reunião, o deputado estadual Janio Mendes lembrou o crescimento populacional do município de Cabo Frio e a delicada situação do distrito de Tamoios, que ainda não conta com uma delegacia.

- Cabo Frio vive uma explosão demográfica com uma média de crescimento populacional entre 8 a 10% ao ano. Não é apenas durante a alta temporada que a população aumenta, nos finais de semana também. O distrito de Tamoios, segundo dados do Censo do IBGE, cresceu nos últimos anos muito mais do que a média nacional e está praticamente entregue a própria sorte. A área não conta com uma delegacia para o registro de ocorrências. Essa é uma das principais reivindicações dos moradores daquela região, que precisam se deslocar até outros municípios para fazerem suas queixas, o que muitas vezes desestimula o cidadão. A necessidade de uma delegacia em Tamoios é urgente - explicou Janio.

Ciente das necessidades de Tamoios, a Chefe da Polícia Civil, disse que vai estudar a possibilidade da implantação de uma Delegacia Legal na localidade.

- Estávamos pensando em montar uma projeção da Delegacia Legal de Cabo Frio em Tamoios. Pois como o sistema é totalmente integrado, a população poderia registrar suas ocorrências e as demandas já estariam disponíveis em toda a rede. Mas prefiro pensar com mais calma e analisar a possibilidade de implantarmos uma unidade completa lá - afirmou a delegada, lembrando que no prédio onde vai funcionar a Delegacia Legal de Cabo Frio, cujas obras começam em breve, também serão instaladas uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Delegacia Regional, que antes funcionava em Araruama.

Sobre a falta de pessoal enfrentada nas unidades da Polícia Civil, o secretário Beltrame lembrou que um novo concurso público está sendo realizado (as inscrições se encerraram nesta segunda-feira, 26/03) e que vai aumentar o quadro em mais 100 delegados e 600 inspetores.
Ainda durante o encontro os deputados falaram sobre a migração da bandidagem para o interior do Estado, a atuação de milícias na região, sobretudo no segundo distrito de Cabo Frio, e a existência de cemitérios clandestinos na área da grande Jardim Esperança, também em Cabo Frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário