Evento promovido pela Secretaria do Ambiente e o Pólo de Educação Ambiental do Pólen no ecossistema hipersalino da Lagoa de Araruama
ARRAIAL DO CABO (RJ) – Em comemoração ao Dia Mundial das Águas, 22 de março, a Secretaria do Ambiente de Arraial do Cabo e o Pólo de Educação Ambiental do Pólen estão realizando aulas de educação ambiental no ecosssistema hipersalino da Lagoa de Araruama. O objetivo é alertar para a necessidade fundamental da preservação do recurso natural do município.
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 22 de Fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de Março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas. Um dia destinado a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
De acordo com o biólogo Marlon de Souza, chefe do Departamento de Qualidade Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente, as aulas de educação ambiental estão ocorrendo com unidades escolares públicas em ecossistemas no município de Arraial do Cabo. Os alunos participaram de aulas de campo na Praia do Pneu e no Brejo do Espinho, no Distrito de Pernambuca, onde foram abordados vários aspecto ecológicos e geológicos da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama.
Durante as atividades caracterizou-se que a Lagoa de Araruama é a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. Estende- se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
O Dia Mundial da Água tem como objetivo principal criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para o futuro da Lagoa de Araruama e de sua bacia com 404 quilômetros quadrados, como de outros ambientes lacustres municipais.
– E isso depende de esforços e efetiva parceria entre governo, sociedade organizada e usuários para que formações litorâneas tão frágeis sejam recuperadas, mantidas vivas e úteis à coletividade – concluiu Marlon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário