As águas calmas de Búzios estão bem movimentadas durante esta semana. Cerca de 60 atletas participam da Semana Brasileira de Vela, que reúne alguns dos grandes nomes da modalidade.
A competição vai até sábado com disputas em sete classes na Praia dos Ossos. Os atletas estão rumo aos Jogos Olímpicos deste ano em Londres. A competição em Búzios vale como seletiva para o mundial. A última seletiva acontece em março, em Palma de Maiorca, na Espanha. Quem empatar em Búzios decide na próxima etapa a vaga para os Jogos Olímpicos.
Ronald Pantoja
Solenidade de abertura aconteceu no domingo:
Foi realizada neste domingo (05), a cerimônia oficial de abertura da Semana Brasileira de Vela 2012. O chefe de Gabinete, Raphael Mika representou o prefeito Mirinho Braga. Ele parabenizou atletas e organizadores e reafirmou a importância do evento para Búzios:
- Eventos como esse são sempre bem-vindos porque divulgam a cidade para o mundo através da prática de esportes. Parabéns a todos e sintam-se em casa – disse Raphael.
O superintendente da Confederação Brasileira de Vela e Motor, Ricardo Baggio defendeu a democratização do processo seletivo e desejou sorte a todos os postulantes às vagas olímpicas da vela:
- Aqui está reunida a elite do nosso esporte e mesmo aqueles que não puderam ou quiseram disputar os eventos internacionais, têm todas as chances de velejar em águas nacionais e disputar um lugar na próxima olimpíada de igual para igual. Desejo bons ventos a todos e que os melhores possam sair daqui para representar o Brasil com alegria e competência nas águas da Inglaterra – disse Ricardo.
A Semana Brasileira de Vela é a segunda parte do processo seletivo do time olímpico brasileiro que começou no Mundial unificado das classes olímpicas em Perth, na Austrália, em dezembro passado. Lá estavam em disputa 75% das vagas dos países para Londres 2012 e os brasileiros que classificaram o país receberam um ponto na seletiva individual de cada classe. Outro ponto está em disputa na Semana de Búzios e caso haja empate, o Troféu Princesa Sofia, em Palma de Maiorca, na Espanha, servirá como desempate. Para a 49er e 470 masculina, barcos não classificados na Austrália, o desempate será nos Mundiais 2012 das respectivas classes.
A partir desta segunda-feira serão corridas 11 regatas para cada classe - serão 16 provas na classe 49er - e até o próximo sábado o Brasil deve ter boa parte da sua equipe olímpica definida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário