quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Secretaria de Turismo de Cabo Frio disponibiliza tenda para atendimento aos visitantes no carnaval





Neste carnaval, foliões cabofrienses e visitantes terão um ponto para obter informações turísticas, em frente à Praia do Forte. Entre esta terça-feira, dia 14, e a próxima terça-feira, dia 21, uma tenda de 6m X 6m está montada na Praça Cristóvão Colombo, localizada ao lado da Secretaria Municipal de Turismo, objetivando divulgar o Carnaval da cidade e toda a sua programação.

A tenda funcionará nos oito dias, das 14h às 21h, com informações turísticas, carnavalescas e animação cultural. Em Cabo Frio o sol brilha forte praticamente o ano todo e lazer não falta. São mais de 30 km de praia, desde Unamar, no Segundo Distrito, até a divisa com Arraial do Cabo. Durante os dias de folia, haverá ainda, à disposição de moradores e visitantes, Centrais de Atendimento ao Turista, localizadas no Boulevard Canal e na Praia do Forte.

Segundo o Secretário da pasta, Paulo Massa, as praias de Cabo Frio são um convite ao lazer e a cidade oferece, também, muitas opções alternativas à folia:

- Por estes e tantos outros motivos os cabofrienses estão sempre de braços abertos para receber os visitantes que neste período de momo podem acompanhar os blocos de arrastão ou assistirem ao desfile das escolas de samba. E quem não gosta de carnaval pode curtir a cidade deliciando-se nas inúmeras praias e visitando os pontos históricos e turísticos – disse ele.




Principais pontos turísticos e horário de funcionamento de Cabo Frio:

Forte São Matheus
Erguido por ordens de Felipe II de Espanha, o Forte São Matheus cumpria um objetivo militar.  Foi construído em pedra e argamassa, utilizando cal e óleo de baleia e exibe uma arquitetura em linhas retas, formando cortinas interrompidas por baluarte de formas simples. É tombado pelo IPHAN e compõe, com a Praia do Forte, um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil.
Localização: Canto esquerdo da Praia do Forte
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 18 horas
Entrada Gratuita

Igreja de São Benedito
Construída por João Botelho, em 1761, no largo do mesmo nome, para abrigar os escravos que se associavam em irmandades.
De linhas simples, característica do período, a pequenina Igreja é um primor de arquitetura religiosa colonial.
Localização: Praça de São Benedito – Bairro Passagem

Câmara Municipal
Do século XVI ao XVIII, todas as Câmaras funcionavam no sistema das instituições portuguesas. Seu presidente era indicado por Portugal. O presidente da Câmara Municipal atuava como juiz de pequenas causas.
Possui rico acervo documental de Atas e Sessões a partir do século XVIII. Conta também com um espaço cultural que funciona de segunda a sexta, das 14h às 19 horas.
Localização: Avenida Assunção, 760 - Centro


Charitas – Casa de Cultura José de Dome
A pedra fundamental do Charitas foi lançada em 27 de julho de 1836 e as obras concluídas em 1840.  O objetivo da Casa de Caridade era acolher crianças abandonadas.  Em uma das janelas ficava a roda dos expostos. Hoje abriga o Museu José de Dome, em prédio tombado pelo patrimônio municipal.
Funcionamento: Segunda a Sexta, das 13h às 18h / Sábados, Domingos e Feriados, das 14h às 20 horas
Entrada Gratuita

Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção
A Igreja Matriz viu a cidade nascer. Construída em 1615, em estilo jesuítico, seus altares são barrocos: no altar-mor está a imagem da padroeira, em madeira ricamente estofada, esculpida em Lisboa.
Funcionamento: Segunda a Quinta, das 7h às 22h / Sábados, Domingos e Feriados, das 14h às 20 horas

Casa Atelier Carlos Scliar
O Instituto Cultural Carlos Scliar abriga a maior parte do acervo do artista. Sua coleção, referência da arte do Século XX, vai de Guignard a Cildo Meirelles. A Prefeitura de Cabo Frio, em parceria com o Instituto, rebatizou trecho da margem do Canal do Itajuru como Orla Scliar, inaugurando uma escultura em tamanho natural do artista.
Funcionamento: Quarta a Domingo, das 16h às 21 horas
Entrada Gratuita

Museu de Arte Religiosa e Tradicional - Convento Nossa Senhora dos Anjos
Concluído em 1696, logo após a elevação de Cabo Frio à condição de cidade. Ali os franciscanos ergueram a Ordem Terceira da Penitência e, ao lado, o cemitério, com rico acervo em arte mortuária. Caído em ruínas a partir do século XVIII, o Convento de Nossa Senhora dos Anjos viria a ser restaurado parcialmente, apenas em 1950, pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Localização: Largo de Santo Antônio
Funcionamento: Terça a Sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h / Sábados, Domingos e Feriados, das 14h às 18 horas
Entrada: R$ 3,000

Mirante e Capela Nossa Senhora da Guia
Na elevação existente nos fundos do Convento estão o Morro da Guia e a Capela construída na segunda metade do século XVIII.  Construída em 1740, pela Câmara Municipal, em homenagem à Sagrada Família, apresenta em seu entorno uma vasta coleção de espécies nativas da restinga e da mata atlântica e diversas pedras sulcadas que formam um sítio arqueológico datado do período Arcaico ou Pré-cerâmico (2.200 aC a 500 dC). 
Desde 2005 a Capela passou a ser um santuário dotado de um retábulo com a imagem de Nossa Senhora da Guia.
Localização: Largo de Santo Antônio, atrás do Convento Nossa Senhora dos Anjos

Anjo Caído
Estátua erguida no início do século XX para assinalar a abertura do canal Palmer para o escoamento da produção de sal da Lagoa de Araruama. De inspiração clássica, representa a Deusa da Vitória, alada sobre coluna com capitel em estilo coríntio.
Localização: Canal Itajuru, na altura do Bairro Portinho

Fonte do Itajuru
Erguida em 1847, por ordem de D. Pedro II em visita à cidade, a proteção da Fonte do Itajuru é marcada com o brasão do Império. Em 1896 Adolfo Lindenberg propôs fazer obras de encanamento para o centro da cidade utilizando os recursos hídricos da fonte.  A obra de canalização foi inaugurada em 29 de agosto de 1897.
Localização: Bairro Itajuru, próximo ao Morro da Guia

Dormitório das Garças
É a primeira unidade de conservação, em Cabo Frio, instalada pela Prefeitura e inaugurada no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho de 2007). A inauguração aconteceu no final da tarde, momento em que as garças de toda a região retornam ao manguezal, em grandes grupos, para passar a noite.
Além de auditório, com capacidade para quarenta pessoas, o Dormitório das Garças possui uma trilha suspensa entre o manguezal e um mirante para avistar a chegada e a partida das aves.
Localização: Avenida Wilson Mendes – Em frente ao Terminal de Ônibus de Turismo
Entrada Gratuita

Fazenda Campos Novos
O Convento de Santo Inácio, em Campos Novos, foi erguido na fazenda de Manoel Gonçalves, pelos jesuítas. O botânico e naturalista francês Saint-Hilaire quando lá esteve, em 1818, viu na fazenda imenso pátio de forma quadrangular que ainda hoje conserva. Ao lado da Igreja há um pequeno cemitério que se encontra em bom estado de conservação.
Localização: Segundo Distrito de Cabo Frio

Museu do Surf
Com um acervo de mais de trezentas pranchas, duzentos troféus, skates, parafinas, livros e revistas, o Museu ajuda a contar a história do surf no Brasil e no mundo.
Localização: Rua Jorge Lóssio, 899 – Centro
Funcionamento: De Segunda a Sábado, das 10h às 19 horas
Entrada Gratuita

Rua dos Biquínis
Situada no Gamboa Shopping, internacionalmente conhecida como Rua dos Biquínis, é a principal concentração de lojas de confecções de moda praia e aeróbica no Brasil. Possui mais de cem lojas que exportam boa parte de sua produção.
Localização: Bairro Gamboa

Terminal de Barcos de Turismo
Terminal com saída de barcos para passeios nas ilhas da cidade. No local funciona uma Central de Atendimento ao Turista.
Localização: Boulevard Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário