quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Arraial do Cabo é a primeira da Região dos Lagos a implantar Coleta Seletiva




ARRAIAL DO CABO (RJ) - Na tarde desta última sexta-feira (10), a Secretaria Municipal do Ambiente, entregou um veículo EFFA com cabine dupla, carroceria e cercado, para as cooperativas Coopclean e Costa do Sol. A conquista do transporte se deu devido a uma parceria com o Ambiente, ONG Guardiões do Mar e a Rede Leste, que tem o apoio da Petrobras, BNDES e Fundação do Banco do Brasil. O evento aconteceu em frente à Prefeitura Municipal.

De acordo com o secretário do Ambiente, David Barreto, o veículo marca o inicio da coleta de material reciclável do município, pelo Projeto de Coleta Seletiva.

 - O Projeto vai contemplar a instalação de vários “eco pontos”, que estão sendo espalhados por toda a cidade, incluindo os distritos de Monte Alto e Figueira e o Morro da Cabocla e Boa Vista. Com isso, as cooperativas e seus catadores vão fazer um trabalho mais limpo e fora do lixão, além de ajudar na renda desses trabalhadores – informa David.

O secretário explica que para a população ficar ciente do projeto de Coleta Seletiva, será realizada uma campanha de educação ambiental, com informações sobre o projeto. 

- Vamos explicar a importância dos moradores deixarem os materiais recicláveis no eco ponto. Esses materiais vão ser recolhidos diariamente, através do novo veículo, pelas cooperativas – disse David, acrescentando ainda que com essas ações, Arraial do Cabo se torna o primeiro município da Região dos Lagos a implantar o projeto de Coleta Seletiva, iniciando o cumprimento da nova política nacional de resíduos sólidos.

Segundo o Presidente da  Guardiões do Mar, Pedro Belga, Arraial do Cabo além de pioneira nesse tipo de projeto pode ser exemplo para outros municípios da Região dos Lagos, dando o pontapé inicial para a coleta seletiva solidária.

 - Temos certeza que em breve os grandes geradores de resíduos de Arraial, o comércio, em geral, estarão colaborando com a coleta seletiva solidária de recicláveis entendendo a importância do ato para o município para o meio ambiente e para ajudar os catadores. Arraial do Cabo será realmente um exemplo - concluiu Pedro. 
As empresas, os grandes geradores de materiais recicláveis, que querem aderir à campanha é só ligar para o Ambiente e falar com o Departamento de Qualidade Ambiental. O número é (22) 2622 - 2330

Nenhum comentário:

Postar um comentário