Fonte: Estado de São Paulo ( Economia & Negócios)
A publicidade na internet brasileira deve superar os gastos com anúncios em jornais e revistas até 2015, seguindo fenômeno já observado nas economias mais desenvolvidas, segundo a Wark International Ad Forecast, serviço que analisa o segmento,
Pesquisa divulgada nesta semana mostra que os mercados emergentes vão garantir o crescimento da publicidade em 2012. Entre os 13 países pesquisados pela Wark, o Brasil deverá apresentar o quarto maior avanço, 8,5%, atrás de Rússia (16,5%), Índia (14%) e China (11,5%).
No ano passado, o setor de publicidade brasileiro ocupou a mesma posição, com avanço de 7,1%, em um período marcado por decréscimos em algumas das principais economias.
De acordo com o estudo, a internet puxa o crescimento dos anúncios globalmente, com variação positiva nos países pesquisados de 12,6%, seguida por TV (5,3%), Outdoors (5,1%), Cinema (3,8%) e Rádio (2,9%).
Já revistas e jornais deverão apresentar queda em 2012, de 1,2% e 2%, respectivamente, prevê a Wark. No caso do Brasil, o aumento da publicidade online deverá ser de 23,8%, informa a pesquisa. Já jornais e revistas devem avançar 3,6% e 6%, respectivamente.
"E importante lembrar que, embora tenha apenas 6% dos gastos em publicidade no Brasil, a internet cresce muito rápido, de 20% a 50% todo ano desde que iniciamos a pesquisa. Todas as outras mídias estão perdendo participação para o online, principalmente impressos e rádio, embora a TV ainda seja dominante. Imagino que a internet passará os jornais e será a segunda maior mídia em publicidade até 2015", avalia Suzy Young, editora de Informação da Wark.
Sem surpresa
Embora os gastos com publicidade online nos países pesquisados devam crescer menos em 2012 do que em 2011, quando o aumento foi de 16,6%, o segmento deverá responder por 20% do total investido em anúncios até o fim do ano, informa a Wark.
Entre as chamadas economias desenvolvidas, Alemanha (-0,8%), França (-0,9%) e Itália (-2,3%) apresentarão em 2012 o pior desempenho de sua história na comparação com o ano anterior.
"Com os receios sobre dívida afetando mercados mais maduros e o otimismo de investidores e consumidores, não é surpresa que o crescimento do setor em 2012 venha dos países emergentes", avalia Young. Ela lembra que as eleições nos Estados Unidos e eventos esportivos como os Jogos Olímpicos evitaram cenário ainda pior.
Young observa ainda que, embora afetado pela recessão na Europa, o Brasil manteve o crescimento da publicidade, o que ocorre há dez anos.
Os gastos no setor no país terão passado de R$ 11 bilhões, em 2003, para R$ 30,1 bi, em 2012, já descontado o impacto da inflação nestes números.
"O investimento estrangeiro na indústria brasileira de comunicação tem impulsionado o crescimento de gastos em publicidade. E vai continuar", prevê.
A participação do Brasil no total aplicado nos 13 países examinados também vem aumentando: de 3,1%, em 2003, para estimados 4,5%, em 2012.
Os Estados Unidos, cuja fatia passou de 50,4% para 41,6% nos últimos dez anos, vem perdendo espaço para emergentes.
Já a participação da China terá passado de 6,5%, em 2003, para 12,2% em 2012, segundo as séries históricas da Wark. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Bom dia a todos !
ResponderExcluirVenho colocar uns rascunhos sobre como se poderia ,otimizar um Projeto dentro de um Plano Diretor na Pasta da saúde na nossa Cidade !
Estabelecendo Criteriosamente equipes Multidisciplinares ,em uma visão de Gestão holística e humanizada com enfaze na excelencia do bom atendimento
Em um Municipio que exista mais de 180.000 habitantes haveria de se criar uma Central ... onde se possa fazer um monitoramento de Equipes de Saúde
com ultilização de pessoal Treinado e estariarios para formação de Multiplicadores de Agentes de Saúde ,para o atendimento domiciliar
com Profissionais Médicos e Enfermeiros e Técnicos de enfermagem,Psicologos,Assistentes Sociais e etc...
e Otimizando a Central de Marcação de Consultas e Re-consultas em tempo habil ao retorno dos exames,Procedimentos ou Tratamentos com ou sem intervençaõ cirúrgica ou não !porem com acompanhamento inimterrupto e Monitoramento constante de Equipes Multidisciplinar !
estando monitorado e ligados as Unidades de Saúde ja existentes e tendo a Marcação por telefone para melhorar as marcações e otimizar o atendimento para o mais imediato possível
e sendo realizado esse monitoramento outros Profissionais de outras Areas podem ser acionados em sistemas de sobre aviso !
inclusive com inserção de equipes na area de Psiquiatria com equipes volantes com atendimento a Pacientes em suas areas onde vivem,
bem como em todas as areas como fisioterapia,e todas as que se fizerem necessárias
os custos nem parecem mais são de baixo custo
desde que se ultilizem metodologias mais avançadas
desta forma se pré estabelecendo uma situação em que Profissoionais de outras areas possam inclusive serem treinados e poderem ingressar em outras Carreiras criando jurisprudencia Técnico-Administrativa para Progressão Gradual em outros Níveis e melhoria Salarial !
As formas e os detalhes são muito ineqivocos e se na Area da Saúde podem se traçar rascunhos como esse ( uma Central de regulação de Internamentos ,vagas marcações de consultas por telefone e outras como de transportes de ambulancias ultilizando em tempo real ,para 192 etc... onde houver ou estiver o Paciente,na hora e lugar !
as outras Secretarias podem entrar com suas contribuições e ,quem sabe criar-se um
(Plano Diretor) para todas as Secretarias em uma visão de Gestão Participativa e pioneira no Brasil !
infelismente não ha como detalhar muito
Bom afinal como meu nome diz
sou apenas
um
Barnabé !
porem penso , logo existo
quem sabe faz a hora e não espera acontecer
um amigo da Cidade e dos amigos Cidadãos
obs: (não sou pré candidato ) a coisa nenhuma
Allan um amigo