ARRAIAL DO CABO (RJ) – Visando coibir diversos crimes ambientais que abrange a Resex-Mar e tranqüilizar os pescadores artesanais, a prefeitura criou no dia primeiro de janeiro a Guarda Marítima Ambiental. Desde então, o trabalho de fiscalização contra a rede de três malhas foi intensificado.
Desta vez a Guarda Marítima Ambiental, juntamente com a Guarda Municipal, apreendeu na madruga desta segunda-feira (07), na Prainha, uma rede de três malhas de 300m de comprimento e 5m de altura e uma embarcação do tipo caico, de 4.20m de comprimento e 1.20m de largura, junto com 02 remos. Na rede estavam 20 kg de peixes.
A pesca da rede de três malhas é considerada ilegal em Arraial do Cabo porque prejudica a pesca artesanal. Ela é transparente e qualquer coisa que bate nela agarra, prejudicando a proliferação das espécies.
A divisão da Guarda Marítima Ambiental foi criada em janeiro deste ano e é composta por 20 agentes que fiscalizam toda a área da Reserva Extrativista de Arraial do Cabo e é uma antiga reivindicação da comunidade pesqueira. Auxiliados por lancha e Jet ski, os agentes tentam oferecer mais seguranças aos pescadores artesanais, que agora ficam mais tranqüilizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário