O Bloco da Saúde foi sucesso absoluto. Arrastou centenas de foliões na orla da Praia do Forte em Cabo Frio nesse ultimo sábado (10). “O Grupo Iguais participou com A Folia Preventiva”, alertando os foliões sobre as DST/AIDS, distribuindo ventarolas informativas, gel lubrificante, camisinhas masculinas e femininas. O carro da Folia Preventiva seguiu o bloco desde a concentração, até dispersão. Foram distribuídos mais de 4.000 preservativos só nesse primeiro dia de blocos.
No próximo sábado dia 18 de fevereiro, tem muito mais com o Bloco Carnagay. A concentração será às 14h em frente ao Quiosque do Bacalhau na Avenida do Contorno (orla da praia do Forte) e a dispersão na Duna Boa vista. O Grupo Iguais entra novamente nessa folia e além da distribuição dos preservativos, contarão também com um material específico lançado para o carnaval do Programa Rio sem Homofobia, da Superintendência dos Direitos Individuais, Coletivos e Difusos do Rio de Janeiro.
Serão distribuídos durante o evento (Folia Preventiva) materiais informativos, esclarecendo os foliões sobre a homofobia e a diversidade sexual, além de ensinar detalhadamente como denunciar em casos de discriminação por orientação sexual no estado do Rio de Janeiro. Além de informações sobre homofobia, a iniciativa vai prestar esclarecimentos sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e golpes como “Boa Noite Cinderela”.
Para o Presidente da instituição o carnaval é um bom período para desenvolver ações de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis e o combate a homofobia, pois a aceitação é mais fácil, visto que tudo é motivo de alegria.
- "Acho fundamental nesse período de carnaval levar o conteúdo dos materiais e mensagens para a população heterossexual de respeito aos LGBT, pois nesse período onde a alegria e irreverência tomam conta das ruas tudo é mais fácil de propagar. O objetivo é reunir saúde, direitos e combate à homofobia em todos os panfletos, cartazes e ventarolas." destacou Rodolpho Campbell
A iniciativa da ONG LGBT Grupo Iguais, grupo de Conscientização Contra o Preconceito e Inclusão Social, foi um sucesso no ano de 2011. Na ocasião foram distribuídos 36.000 preservativos masculinos e 900 preservativos femininos. Em sua segunda edição, os organizadores do projeto pretendem distribuir cerca de 50 mil preservativos para os foliões no carnaval de 2012.
--
Nenhum comentário:
Postar um comentário