Atividade acontece nesta quarta-feira no posto do Programa de Saúde da Família
Está marcada para esta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a segunda etapa da campanha “Fique Sabendo Itinerante”, desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio, por meio do programa de DST/AIDS/Hepatites Virais. Neste mês, a campanha visita o bairro de Botafogo, no Distrito de Tamoios, quando também acontece a Testagem Rápida do Diagnóstico (TRD) do HIV.
A campanha será desenvolvida no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) da localidade, das 9h às 14h30. Durante todo o ano de 2012, o “Fique Sabendo Itinerante” estará uma vez por mês em um bairro diferente da cidade para realizar o TRD, gratuitamente. Em janeiro, a campanha foi iniciada no Jardim Esperança, no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos.
Supervisora do programa de DST/AIDS/Hepatites Virais do município, Adriana Gonzalez explica a importância da campanha.
- O teste é sigiloso e seguro. Além disso, o paciente recebe pré e pós-aconselhamento realizado por profissionais do Programa de DST/AIDS/Hepatites Virais do município – explicou Adriana.
O calendário da campanha “Fique Sabendo Itinerante” para o restante de 2012 é o seguinte:
Março – por ser o mês seguinte ao carnaval, não haverá testagem devido ao período da Janela Imunológica*
Abril – dia 11
Maio – dia 16
Junho – dia 20
Julho – dia 18
Agosto – dia 22
Setembro – dia 19
Outubro – dia 17
Novembro – dia 7 e dia 30 (em virtude do dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, cair num sábado).
*Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus HIV e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos, o que confirmará a infecção pelo vírus.
Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV. Se um teste de HIV é feito durante o período da janela imunológica, há a possibilidade de apresentar um falso resultado negativo. Portanto, é recomendado esperar mais 30 dias e fazer o teste novamente.
Para outras informações sobre o programa DST/AIDS/Hepatites Virais de Cabo Frio, os telefones de contato são (22) 2646-2541 (fax) e 2646-2542.
Nenhum comentário:
Postar um comentário