quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sebrae RJ analisa ações de Mirinho que apontam Búzios como um dos municípios mais empreendedores do Estado



Fotos: Renata Cristiane e Sergio Quissak
  
Vencedor do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor 2010, quando conquistou o título de terceiro maior Prefeito Empreendedor do Estado RJ, o prefeito de Búzios Mirinho Braga, um dos 20 finalistas selecionados para a fase final desta nova edição do Prêmio  2012, recebeu nesta terça-feira (10) a visita de técnicos do Sebrae RJ. Em avaliação, as iniciativas realizadas no município, e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.

Logo cedo, secretários municipais e representantes do Sebrae RJ, se reuniram com o prefeito no Gabinete para apresentação das ações e explicação detalhada de cada programa voltado ao desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios, como prioridade na gestão pública.

Presentes, os secretários de Planejamento Ruy Borba, de Turismo Cristiano Marques, Finanças Carlos Gonçalves, procurador Fábio Cardoso, de Gestão Faustino de Jesus, Desenvolvimento Social Cristina Braga, de Governo Rafael Mika, Educação e Ciência Carolina Rodrigues, e Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad, ao lado do engenheiro Weules da Ampla, responsável pelo Projeto Cidade Inteligente, e Ana Cláudia Melo Vieira, gerente regional de Articulação Institucional do Sebrae RJ, acompanhada do jornalista Roberto Andrade, responsável pela produção de entrevistas e elaboração final de relatórios sobre as ações desenvolvidas pelo município.

Entre as principais ações analisadas, estão programas como o de apoio à coleta seletiva de lixo, que organizou catadores e cooperativas criando Eco Pontos para recolhimento de material reciclável. Além de fortalecer a geração de renda para famílias envolvidas com a atividade, a longo prazo o programa também ajuda a reduzir custos do município com o lixo, uma vez que contribui para a redução dos resíduos sólidos encaminhados para a usina de tratamento. A atividade da Maricultura desenvolvida em parceria com associações de pescadores é mais um exemplo de ação bem sucedida na geração de oportunidades e renda. Este mês, pescadores de José Gonçalves já estão colhendo cerca de 3 toneladas de mexilhões, criados na fazenda marinha montada pela Prefeitura. A atividade chamou a atenção por envolver também o trabalho da família, uma vez que mulheres e filhas dos pescadores transformam as conchas de mexilhões em produtos de artesanato que são vendidos aos turistas.

Cada secretário teve a oportunidade de apresentar ações fortes de suas pastas para estímulo ao empreendedorismo. Na área de Gestão, a implantação da Lei Geral de apoio as micro e pequenas empresas e ao Empreendedor Individual, e medidas como a criação da Sala do Empreendedor, mereceram destaque. Entre demais ações, o grupo também assistiu a apresentação do projeto Cidade Inteligente Búzios, que prevê uma nova realidade energética para o município, mais eficiente e econômica, envolvendo inclusive formas alternativas de geração de energia.

Após o encontro no Gabinete, o grupo seguiu para uma vistoria técnica aos projetos apresentados. Entre os locais visitados, destaque para o Centro de Informações do Parque dos Corais, que reúne alta tecnologia para o visitante conhecer o fundo do mar de Búzios e sua importante formação coralínea.

Prêmio Prefeito Empreendedor 2012

Com o objetivo de reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios, o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, atinge sua sétima edição. Consagrado como um programa estratégico para a articulação de políticas públicas em prol da melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros, o Prêmio é um instrumento para firmar o tema do desenvolvimento econômico e dos pequenos negócios como prioridade na gestão pública.

Dos 92 municípios do estado do RJ, 65 se inscreveram no VII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, mas apenas 20 foram qualificados para a segunda fase. Da Baixada Litorânea são quatro municípios na disputa; Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Silva Jardim.

Os prefeitos selecionados receberão certificado Sebrae Prefeito Empreendedor, inserção do projeto em mídia estadual, publicação de seus projetos no livro Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, e selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual. A premiação estadual ocorre no primeiro semestre de 2012, com a escolha dos três primeiros colocados.

Criado em 2001, o Prêmio do Sebrae integra no Rio de Janeiro o Programa Lidera Rio que incentiva os gestores públicos a desenvolverem políticas de apoio aos pequenos negócios. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor está disponível na Web. Acompanhe através do site www.sebraerj.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário