A secretaria do Meio Ambiente e Pesca de Búzios em parceria com as secretarias de Ordem Pública e Serviços Públicos terminou na semana passada o ordenamento nas praias Azeda e Azedinha. O serviço foi feito com o apoio do Inea por que as praias ficam dentro do Parque Estadual da Costa do Sol. Simultaneamente ao ordenamento aconteceu a operação “Búzios é legal”.
Reivindicação antiga de freqüentadores, o ordenamento das praias beneficiou turistas, moradores da cidade e donos de quiosques. A partir de agora nenhum vendedor ambulante está autorizado a trabalhar na areia das praias. Cinco barquinhos transformados em quiosques foram colocados em locais específicos, na calçada, a fim de que funcionem em harmonia com o meio-ambiente, deixando a areia livre.
A secretária do Meio Ambiente e Pesca, Adriana Saad informou que, após o carnaval só poderão permanecer na areia os jogos de guarda-sóis, espreguiçadeiras, cadeiras e mesas na cor branca.
Uma escada de acesso à praia foi construída em parceria com o os donos de quiosques que vão construir o corrimão, visando facilitar a chegada à praia. O lixo acumulado na mata ao redor das praias foi totalmente retirado deixando o local ainda mais aprazível.
As fiscalizações da Guarda Municipal e da Postura foram mais intensificadas. A exploração comercial de jet skis está proibida sendo permitido seu uso somente para lazer, dentro das normas de segurança estabelecidas, como o condutor possuir habilitação, e transitar a pelo menos 200 metros da orla, distante dos banhistas.
Cinqüenta guardas de trânsito estão coibindo o estacionamento irregular, bem como presença de flanelinhas.
Para Adriana Saad as mudanças nas praias Azeda e Azedinha mostram que é possível ordenar, preservando o ambiente e oferecendo qualidade de serviço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário