sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Filas nas creches de Cabo Frio aumentam a cada dia

Na porta da creche Vovó Cinha, no Parque Burle, a fila continua crescendo, embora o início das matrículas seja somente na segunda-feira (9).


Algumas pessoas estão acampadas desde terça-feira, como Cleonice Porto, 38, que tem 4 filhos e tenta matricular 2 deles. Para ela a qualidade da creche justifica o sacrifício:


- Eu fui a primeira a chegar e estou organizando a fila. Essa creche tem uma direção muito boa e as crianças são bem cuidadas, por isso prefiro aqui- explicou ela.


Quando o assunto é venda de vagas as opiniões variam, mas a indignação é a mesma. Para Juliana Machado, 23, que tenta matricular a filha de 3 anos, a venda de vagas na fila existe mesmo:


- Tem gente que vende lugar por R$ 300,00. Mas se tentar passar na minha frente o pau vai quebrar - revolta-se.


Para outra Juliana Neves, 28, a fiscalização deveria aumentar:


-Podiam colocar alguém da prefeitura para controlar isso. Pedir nome, endereço, verificar se a pessoa tem filho mesmo. Atrás de mim tem uma pessoa que eu não vi até agora. Achei estranho.


Já Cleonice foi mais radical. Declarou que vem sendo confundida como vendedora de vagas de fila, fato que nega e diz mais:


-Mentira! Todas que estão aqui precisam mesmo. Ontem veio uma mulher com carta de vereador tentando furar a fila e vimos a diretora da escola botar a mulher para fora. Eu não vou premitir.


Ela disse ainda que na noite dessa quinta-feira um senhor tentou furar a fila mas foi expulso:


-Botei ele pra correr. Eu sei exatamente todos que estão aqui de verdade. Teve gente tentando fraudar nosso controle, mas eu descobri e também botei para fora - jutificou Cleonice.


No caderno de controle dos que estão acampados, ao todo, 83 pessoas estão inscritas, embora pouco mais de 20 estivessem presencialmente. Fato jutificado, segundo Cleonice, devido aos revezamentos entre familiares.


A diretora da escola Patricia Pimentel reafirma que não há necessidade de dormir na fila pois existem 121 vagas no total:


- Eu trabalho nessa escola há 6 anos e sempre foi assim. As mães preocupadas com esquema de venda de vagas, acabam vindo pra fila com medo de não conseguir matricular seus filhos. Mas não há necessidade disso - declarou a diretora.


A Secretaria de Educação de Cabo Frio ressalta que duas novas creches foram construídas  nas proximidades para desafogar a Vovó Cinha. No Jardim Esperança, também haviam pessoas que aguardavam na porta da creche Vovó Olivia, desde ontem.


Published with Blogger-droid v2.0.2

Nenhum comentário:

Postar um comentário