Antes do amanhecer do dia 1º de janeiro de 2012, o Serviço de Desenvolvimento de Cabo Frio (SECAF) deverá ter recolhido mais de 150 toneladas de lixo das areias da Praia do Forte, após a festa de Réveillon. Deste total, 30 toneladas deverão ser de garrafas – champanhe e vinho, principalmente – em um trabalho que começará às 4h para que a praia esteja liberada quando os banhistas chegarem pela manhã.
O mesmo tipo de serviço ocorrerá na ilha do Japonês, nas praias de Peró e Conchas e também na orla de Santo Antônio, no Segundo Distrito, segundo Juarez Alves, presidente da autarquia que cuida da limpeza da cidade e da manutenção do mobiliário urbano.
Para dar mais agilidade ao serviço ao longo da temporada de verão, o Secaf recebeu um reforço de 220 servidores, que estão cumprindo um contrato temporário de verão até o dia 31 de março de 2012. Os contratados recebem um salário mínimo mensal e estão trabalhando com uniforme completo das 8h às 17h, de segunda a sábado, com uma escala de serviço para os domingos. Na Praia do Forte – que deverá receber o maior número de visitantes para a festa da virada do ano, com o show de fogos - atuarão 120 funcionários com um trator de esteira, duas pás mecânicas, seis tratores de reboque, uma carreta e quatros caminhões.
Já no calçadão, na ciclovia e nas pistas de rolamento, entre o Lido e as proximidades do hotel Caribe, 60 funcionários farão a limpeza utilizando seis retroescavadeiras, dez caminhões tipo caçamba, um trator com varredora, um caminhão pipa, dois caminhões prensa, outro de apoio e duas caminhonetes. Este mesmo tipo de serviço será realizado às 14h e às 18h, todos os dias da semana, utilizando-se simultaneamente duas equipes de funcionários – uma partindo do Lido e a outra das proximidades do trecho das Dunas.
Já nos demais pontos turísticos e também no centro comercial e na área bancária, entra em vigor um serviço de varrição em três turnos, a partir das 8h, enquanto que o recolhimento do lixo começa às 19h, com um novo reforço por volta das 2h para atender a bares, restaurantes e demais casas noturnas.
Os principais trechos da cidade, de maior fluxo de pessoas, atendidas pelos setores Amarelo e Verde, possuem 35 quilômetros de ruas e meio-fios para serem limpos, abrangendo 92 vias e 13 praças, além dos monumentos históricos. As informações foram prestadas pelos diretores de Operações, Wilson Cleber; e de Serviços Urbanos, Francisco Cesar, ambos do Secaf.
Se uniformes completos mandam lembranças para os funcionários concursados da CAGAF,digo SECAF imagine para os contratados.
ResponderExcluir