A Doença Meningocócica é endêmica no Brasil e em grande parte do mundo, com a ocorrência de casos esporádicos durante todo o ano, com maior frequência nos meses mais frios (sazonalidade), principalmente nas regiões de clima mais ameno e estações do ano bem definidas. A intervalos de tempo, a doença tende a aparecer em ondas epidêmicas que podem durar alguns anos. Definimos surto como a ocorrência de casos além do esperado para população ou determinado grupo de indivíduos em um período específico de tempo. Os surtos de DM precisam, entretanto, ser distinguidos de um aumento de casos esporádicos e de casos epidemiologicamente não relacionados.
Entre os dias 30/11 e 9/12/2011 foram notificados 4 casos no Bairro Jacaré, localizado no Município de Cabo Frio. Tais ocorrências configuraram um súbito aumento do risco de adoecer por doença meningocócica na localidade. Após um processo de investigação epidemiológica, foi iniciada, no dia 14 de dezembro, uma vacinação antimeningocócica C de bloqueio em todos os residentes naquele bairro, tendo sido aplicadas 14.000 doses. Desde então, nenhum outro caso de doença meningocócica foi registrado em nenhuma localidade do município.
Até o presente momento não há indicação de intervenção de bloqueio com vacina antimeningocócica em qualquer outra localidade do município de Cabo Frio ou em qualquer outro município da Baixada Litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Além disto, nenhuma medida adicional, além daquelas universalmente preconizadas para prevenção de doenças de transmissão respiratória, é recomendada para a população do Município de Cabo Frio ou para as pessoas que eventualmente forem se deslocar para aquele município.
Ressaltamos que a vacina conjugada antimeningocócica C faz parte do calendário básico de vacinação e está disponível em todos os postos de vacinação do estado, sendo indicada para todas as crianças abaixo dos dois anos de idade.
Secretaria de Estado de Saúde
Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental
--
--
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário