Sergio Quissak
Búzios ganhou nesta quinta-feira (08) mais um instrumento de conservação da riqueza natural e um atrativo turístico: trata-se do Centro de Visitantes do Parque dos Corais. Situado no endereço mais famoso da cidade, Rua das Pedras 141, o Parque dos Corais traz uma inovadora exposição multimídia e interativa sobre a biodiversidade marinha da região e o Parque dos Corais. O projeto é uma iniciativa do Projeto Coral Vivo em parceria com a Prefeitura de Búzios e a Petrobras.
Além dos pescadores, pessoas da comunidade e autoridades locais, diversas autoridades participaram da solenidade de inauguração. A secretária Municipal de Meio Ambiente e Pesca Adriana Saad, O secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca Felipe Peixoto, o gerente de Comunicação da Petrobras na Bacia de Campos Lincoln Weinhard, o Coordenador Nacional do Projeto Coral Vivo Clóvis Castro, o deputado estadual Jânio Mendes e o anfitrião prefeito Mirinho Braga.
Para Mirinho o Parque dos Corais é um instrumento poderoso nas áreas educativa, turística e ambiental. Ele relembrou como tudo começou:
- Em 2009 criamos o Parque dos Corais que começa na praia de João Fernandes e vai até a praia da Tartaruga. Essa é uma característica do nosso governo: criar sem fazer muito barulho e nós temos feito acontecer, como hoje se vê - disse o prefeito Mirinho.
O Centro de Visitantes é da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal dos Corais, por meio de convênio com a prefeitura local. Pertence à Associação dos Amigos do Museu Nacional, é patrocinado pela Petrobras (responsável pela realização e operação dele) e é coordenado pelo Projeto Coral Vivo. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Colônia de Pescadores Z23 de Búzios.
A partir desta sexta-feira (09) o Centro de Visitação estará aberto das 9h00 às 17h00 e a a entrada custará R$ 10 ou meia, de acordo com a lei (idosos, estudantes... com comprovante). A receita da bilheteria será revertida para as ações de educação ambiental e conservação de ambientes coralíneos do Projeto Coral Vivo em Búzios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário