segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Em Arraial do Cabo Parque Estadual Costa do Sol recebe vistoria



O objetivo foi avaliar preliminarmente algumas áreas que serão contempladas na etapa inicial do Projeto de Erradicação das Casuarinas.

            ARRAIAL DO CABO (RJ) – Nesta última terça-feira, 13, técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente juntamente com pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA (DIBAP), participaram de uma vistoria nas áreas do Parque Estadual Costa do Sol. A ação teve como objetivo avaliar, preliminarmente, algumas áreas que serão contempladas na etapa inicial do Projeto de Erradicação das Casuarinas.

- A Casuarina vem se espalhando pela Região dos Lagos, especialmente nas reservas e parques de Cabo Frio e Arraial do Cabo desde a década de 40. Trazidas da Austrália, a casuarina foi plantada na nossa região juntamente com as salinas da Álcalis, consolidando uma verdadeira floresta ao longo das restingas, matando a vegetação e afastando a fauna nativa – explica o Secretário.

Segundo o secretário David Barreto, as espécies exóticas invasoras, assim como a casuarina, ao serem introduzidas no ambiente causam prejuízos à biodiversidade ou à saúde humana ao competirem com os recursos disponíveis das outras espécies. Em muitos casos elas agem como predadoras ou transmissoras de doenças. Por não terem competidores, parasitas ou predadores naturais, as espécies se espalham com rapidez. Com a perda de biodiversidade, surge o risco da homogeneização biótica, que elimina as características únicas de cada bioma.

            - Por isso estamos engajados no projeto que visa erradica a casuarina na nossa região – conclui David.

Nenhum comentário:

Postar um comentário