quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Crianças pintam o “sete” e muro de escola ganha cores Projeto do artista plástico Ivan Cruz envolveu jovens talentos de Arraial do Cabo





        ARRAIAL DO CABO (RJ) – O artista plástico Ivan Cruz passou a sexta-feira (2), fazendo o que mais gosta – arte.  Atendendo ao convite da Secretaria de Obras de Arraial do Cabo, o artista pintou a parte externa do muro da Escola Municipal Adolpho Beranger Junior, de 30m x 3m, no bairro Canaã. Arte no Muro faz parte do projeto “Brincadeiras de Criança”.  O evento contou com a participação de alunos da escola.

De acordo com Ivan Cruz, o projeto foi inspirado em vários artistas que, através da arte, fizeram denúncias contra os maus tratos, como o “Guernica” de Pablo Picasso, que retrata as consequências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, antiga capital Basca, durante a Guerra Civil Espanhola, em 26 de abril de 1937:

– A minha arte é uma forma de denunciar o que estão fazendo com as nossas crianças, que estão perdendo a infância antes do tempo. A criança tem que aproveitar esse período para brincar, sonhar e criar. Espero que o adulto vendo esse mural lembre-se disso – afirmou Ivan Cruz.

No projeto Arte no Muro, Ivan Cruz fazia o contorno dos desenhos e as crianças orientadas por ele, preenchiam com tintas coloridas, atraindo com isso, a atenção das crianças que fizeram fila para participar do projeto. A estudante Janile de Andrade Villar, de 15 anos, aluno do 5º ano, da Escola Adolpho Beranger Junior, disse que gostou de ter participado do projeto: 

– Achei interessante, porque mostram crianças brincando com coisas que nem me lembrava mais. É bom chegar à praça e ficar admirando esse mural. As cores são fortes e bonitas, logo chamam a atenção. Gostei muito! – disse Janile.

A estudante Milena Cristina Ferreira Mariano, 11 anos, também estuda no 5º ano da E.M. Adolpho Beranger Junior e disse que se divertiu muito:

 – Pintei o vestido de duas bonecas – uma de vermelho e outra de amarelo. Depois de pronto eu passar por ali e ver o que fiz – revela.

Já o estudante Daniel de Souza, 13 anos, aluno da 5ª da mesma escola, disse que já sabia pintar, mas que mesmo assim, adorou ter participado desse projeto. Ele é um fã dos trabalhos de Ivan Cruz.

- Ivan mostra crianças brincando, soltando pipas, é diferente do que faço. Eu vi que posso pintar coisas assim, também – disse o jovem artista.

            Não é a primeira vez que Ivan Cruz mostra sua arte em Arraial do Cabo.  O artista realizou a exposição do projeto “Brincadeiras de Criança”, a convite da Secretaria Municipal de Educação, Cultura Ciência e Tecnologia. A exposição começou no dia 10 de outubro e encerrou no dia 26 de novembro.

            O projeto teve como objetivo atender a 3.100 alunos da rede municipal, através de um circuito artístico – Sala José de Dome (Casa de Vidro), Cinema Municipal e Centro Cultural Manoel Camargo – visando à educação artística e patrimonial. O trabalho foi coordenado pela pedagoga Ludmila Cruz. Todas as crianças da rede receberam um kit pedagógico no final do circuito. Sendo que 1.300 alunos da educação infantil ganharam camisetas com uma pintura de Ivan Cruz.

2 comentários: