terça-feira, 1 de novembro de 2011

Obra embargada de uma praça em Cabo Frio será liberada nos próximos dias





O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), deve liberar nos próximos dias as obras da praça que está sendo construída em frente ao Teatro Municipal de Cabo Frio. O serviço foi embargado para pesquisas arqueológicas.


A construção da praça começou no início de setembro. Um mês depois, o Instituto embargou a obra e determinou a paralisação imediata para pesquisas arqueológicas. Enquanto isso, os operários da obra estão de braços cruzados. O projeto da prefeitura é construir uma grande praça de lazer com 17m².


Os arqueólogos fizeram escavações no terreno, queriam saber se havia algum material histórico, como objetos antigos ou fósseis, mas enfrentaram dificuldades porque toda a área havia sido aterrada em 1970 com entulho e muito lixo.


Em um trabalho como esse, arqueólogos descobriram em um terreno no bairro Portinho um esqueleto quase inteiro de Sambaqui, população que viveu há cerca de dois mil anos na região e, ainda, peças e objetos.


Na obra da praça, o trabalho dos arqueólogos que estava previsto para durar três dias durou dez dias. As escavações foram mais profundas do que o normal. A pesquisa foi concluída na última sexta-feira (28). Ainda nesta segunda-feira (31), os arqueólogos devem enviar ao IPHAN um laudo sobre as sondagens do terreno, que vai suspender o embargo.


A previsão é de que na próxima segunda-feira (07) a obra seja retomada. O laudo vai ser enviado para o Instituto ainda nesta segunda-feira (31). O valor da é de R$ 7.800 milhões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário