O Prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes, participará nesta segunda-feira, dia 21, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, da entrega do Cartão Social do Cidadão, programa que faz parte de um trabalho de enfrentamento à pobreza e transferência de renda da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na solenidade, que terá início às 15h, serão entregues os cartões para as primeiras 140 famílias beneficiadas que poderão sacar, na agência do Banco do Brasil, R$ 100 mensais, ficando com o compromisso de manter os filhos na escola, entre outras exigências.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Olívia Sá, o programa se configura apenas em uma das estratégias de ampliação dos direitos, trazendo a necessidade de tratar a pobreza não só no aspecto material, para superar a fome, mas de oferecer às famílias uma oportunidade de trabalho e convivência comunitária. O interessado em receber o Cartão Social do Cidadão precisa, em contrapartida, inscrever no Banco de Oportunidades Municipal (BOM) todos os membros que estejam desempregados e aptos para o trabalho e, ainda, fazer o cadastramento no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo à residência ou no Centro e Acolhida Social.
- A simples inscrição para receber o cartão não garante o pagamento do benefício, pois haverá uma análise dos dados por meio de visitas domiciliares dos assistentes sociais. Quem trabalha no mercado informal ou está desempregado assinará uma declaração e ficará responsável pela informação – explicou a coordenadora do Cartão Social do Cidadão, Maria Isabel Sampaio.
O cadastramento continua sendo realizado, de segunda a sexta-feira, em uma sala montada no pátio interno da Secretaria de Assistência Social, na Rua Florisbela Roza da Penha, 292, no Braga. É preciso apresentar os originais da carteira de trabalho, CPF, comprovante de residência atual, identidade, número do CadÚnico e comprovante de declaração escolar de crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos, além da certidão de nascimento dos menores de 18 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário