segunda-feira, 10 de março de 2014

DENÚNCIA: morador flagra caminhão recolhendo lixo hospitalar de forma irregular em Arraial do Cabo

Prefeitura cita possibilidade de imagens serem "produzidas". Líder da oposição na Câmara vai levar o caso ao MP


Caminhão de coleta de lixo comum na porta do PS de Figueira (reprodução do vídeo)
Luciano Moreira

Um internauta enviou um vídeo ao BLOG Repórter Renata Cristiane (RC24H) em que são mostradas imagens de um caminhão de coleta comum recolhendo lixo hospitalar no Posto de Saúde do bairro Figueira, em Arraial do Cabo.

No vídeo, o internauta, que não se identifica, relata que a coleta naquele Posto é sempre feita por caminhões destinados ao lixo comum e enfatiza que o correto seriam os caminhões de uma empresa terceirizada, contratada pela prefeitura, fazerem essa coleta, com os coletores utilizando equipamentos de segurança apropriados para a atividade.

O internauta data o vídeo no último dia 21 de fevereiro, e destaca entre os detritos recolhidos, gazes sujas de sangue, fraldas geriátricas e bisturis e seringas descartados após o uso, justamente o tipo de material que mais risco representam aos coletores, sem o uso adequado do equipamento de segurança.

Radiação e medicamentos

Lixo composto por material hospitalar descartável
O lixo hospitalar ou resíduos de serviços de saúde (RSS), pode conter objetos radioativos compostos por materiais diversos, expostos à radiação; resíduos farmacêuticos, como medicamentos vencidos e contaminados; e resíduos químicos perigosos (tóxicos, corrosivos, inflamáveis, mercúrio).

São classificados como resíduos hospitalares os reproduzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde em seres humanos ou em animais. Também são resíduos hospitalares os provenientes dos laboratórios de análise e dos centros de investigação cientificas que trabalham nas áreas das saúde.


Nota oficial


O BLOG ouviu a secretaria de Saúde,  que diz que o vídeo tem indícios de ser "produzido" e aponta o vereador Sérgio Carvalho, líder da oposição na Câmara Municipal, de ser o autor da postagem do mesmo no Youtube.  A secretaria emitiu a seguinte nota:


Lixo hospitalar dentro do caminhão de lixo comum
"Este procedimento é absolutamente irregular, o lixo deve ser acondicionado em sacos brancos com identificação de lixo biológico e em caixas amarelas onde ficam os materiais perfuro-cortantes. Acreditamos que esse seja um caso pontual, já abrimos um inquérito administrativo, para identificar os responsáveis por essa não conformidade, e além das punições previstas faremos uma requalificação do pessoal de forma que todos entendam a gravidade da situação.

A empresa responsável pela coleta seletiva é a LIMPATECH SERVIÇOS E CONSTRUÇÕES LTDA., CNPJ 35780956/0005-61, REGISTRO INEA UN016696/47.62.20 

Causa estranheza apenas a ausência de qualquer funcionário do caminhão de lixo ou do posto de saúde na filmagem, a câmera trabalha quase o tempo toda fechada, e mostra rapidamente a frente do posto onde o portão de garagem está aberto o que também está fora da norma, aparentemente esses sacos foram colocados no caminhão de coleta comum de modo proposital, pois estão sem as marcas de lixo biológico e propositalmente rasgados de forma a aparecer o seu conteúdo. O upload do vídeo é num canal específico de Políticas do Cabo pertencente ao Vereador de oposição Sérgio Carvalho ou à algum de seus seguidores como pode ser constatado no youtube.

Secretaria Municipal de Saúde de Arraial do Cabo.

Vereador Sergio Carvalho

Vereador Sérgio Carvalho (PHS)
A partir da nota emitida pela secretaria, em que o nome do vereador Sérgio Carvalho é citado, o BLOG ouviu, também, o parlamentar.  Ele confirmou que o vídeo foi, sim, postado por sua assessoria, "pois é seu papel de vereador levar a público as denúncias que recebe dos cidadãos", mas negou, veementemente, que as imagens tenham sido "fabricadas" ou "produzidas", ressaltando esta encaminhando denúncia ao Ministério Público, baseada nas imagens do vídeo, e que o autor da denúncia se dispôs a testemunhar quanto à veracidade das imagens, informando, inclusive, que já houve casos de coletores de lixo feridos pelos resíduos hospitalares durante a coleta irregular.

O vereador afirmou ainda, que estará levando a denúncia ao plenário da Câmara na sessão da próxima quinta-feira (13), acompanhada de requerimento para que a prefeitura se manifeste.

Sergio Carvalho enfatizou que "os cidadãos confiam no trabalho dele."

- Por isso, denúncias graves como estas chegam até mim para que eu cumpra meu papel de líder da oposição. Não preciso fraudar nada. A prefeitura já é suficientemente incompetente - finalizou.

Veja o vídeo: 

http://www.youtube.com/watch?v=6YzciVpLglw&feature=youtu.be


Nenhum comentário:

Postar um comentário