terça-feira, 4 de março de 2014

Catamarã afunda em Búzios com 38 pessoas a bordo


Fotos Bebeto Karolla





Passageiros foram resgatados por outras embarcações; uma idosa foi levada para o hospital

Um catamarã com 38 pessoas a bordo, incluindo turistas e tripulação, (das quais, seis eram crianças) adernou, às 16h, nesta tarde de terça-feira de Carnaval (4), próximo à Ilha Feia e a Praia da Tartaruga, a cerca de dois quilômetros do Centro de Búzios.

Os passageiros foram resgatados por outros embarcações que estavam nas proximidades, tais como táxi aquático, escunas entre outras. Uma mulher de 73 anos passou mal e foi levada para o hospital.Com capacidade para 40 passageiros, o catamarã pertence a empresa Tour Shop, que atende aos turistas que desembarcam dos transatlânticos que ficam fundeados em Búzios. A embarcação foi rebocada. As vítimas do naufrágio estão sendo levadas para o cais de Búzios.
D Julieta teve hipotermia

A Ilha Feia fica próximo ao Porto da Barra, em Manguinhos, e no local há um forte movimento de embarcações de turismo, o que acabou facilitando o socorro às vítimas.

- O local tem águas calmas - disse o vice-prefeito de Búzios, Carlos Alberto Muniz.

O catamarã que adernou no mar de Búzios é o único existe na cidade e faz passeios eventuais na alta temporada, principalmente para atender os passageiros dos transatlânticos que fundeiam na cidade. Segundo o secretário de Turismo de Búzios, José Márcio Moreira dos Santos, a empresa Tour Shop, proprietária da embarcação, opera legalmente e tem registro na secretaria de Turismo e na Capitania dos Portos.

- Falei há pouco com o José Augusto, dono da empresa. Ele está tentando entender o que aconteceu. Está providenciando o socorro às vítimas, mas felizmente não há nenhum ferido grave. A empresa tem seguro e documentação está legal. Foi uma fatalidade - lamentou o secretário.
Segundo José Márcio, desde o ano passado a Secretaria de Turismo e a Capitania dos Portos fazem um trabalho conjunto para ordenar o turismo náutico na cidade.

- O quadro era muito ruim. Ainda falta muito para ser feito, mas avançamos bastante na segurança dos passageiros. O catamarã que adernou era o único em operação na cidade. A Capitania dos Portos já foi acionada para investigar as causas do acidente - concluiu.




Foto: Vitório Makenzzie/ Folha de Búzios/ O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário